Acorda Cidade
O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelo comércio. A data é conhecida por movimentar o comércio com ainda mais intensidade que outros dias especiais, como Dia das Mães e Dia dos Pais. Em um cenário de economia instável, momentos como esses são grandes apostas para os empresários e seus funcionários.
No mercado de flores, a expectativa, no entanto era de um aumento de 7,8% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2015.
Na época, o gasto médio com presentes foi de R$ 98. No total, a data foi responsável por cerca de 4,5% das vendas totais do ano, segundo dados de uma pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores).
Tradição persiste
A tradição de presentear com flores tem raízes profundas na história da humanidade. Na Antiga Grécia esse hábito já estava presente como forma de agradecimento ou recompensa por uma tarefa importante que tenha sido bem desempenhada, além de simbolizar um desejo de boa sorte e expressar seus sentimentos, principalmente o amor.
Nas datas românticas, como aniversários de namoro e casamento – e também o Dia dos Namorados -, as flores acabam se tornando uma das principais formas de homenagear e demonstrar o seu afeto.
Comodidade aquece mercado de flores
As flores sempre foram um presente certeiro para as datas mais românticas. Para o Dia dos Namorados, elas se mantêm como a preferência – e é a escolha mais acertada para quem estiver em dúvida sobre o melhor presente.
Foi o caso de Rafael Lopes, que optou pela compra online das flores pela comodidade de escolher o produto sem sair de casa. O analista de TI ainda revela que conseguiu um preço mais atrativo do que na loja física. “A falta de tempo e indecisão sobre o que comprar, me fizeram optar pela floricultura online. Além disso, pela breve pesquisa que fiz, na internet os preços se mostraram mais baixos”, acrescenta.
As flores não são apenas uma escolha segura, mas também uma maneira de conseguir homenagear a pessoa amada com mais comodidade. A Isabela Flores, empresa especializada na venda de flores, buquês e cestas pela internet, aponta um aumento nas vendas de 35,78 em relação ao ano anterior.
Criatividade foi aliada nas vendas
Para garantir o sucesso, foram empregadas estratégias que garantissem tanto a qualidade nos produtos quanto uma maior aproximação com seus consumidores. Segundo Lucas Buffo, Marketing Manager do e-commerce Isabela Flores, “apostamos em campanhas nas redes sociais para conquistar e fidelizar os clientes”.
A ação, chamada “Plantão Isabela”, usou como apelo a hashtag #PlanteAmor e tinha como objetivo ajudar aqueles que estavam distantes de seus parceiros e não conseguiram comprar o presente a tempo de serem entregues no Dia dos Namorados.
Usando a hashtag, a pessoa poderia fazer uma surpresa contando a história do casal via inbox no Facebook. Foram 62 posts que geraram cerca de 9.200 interações e alcançaram cerca de 268 mil pessoas.
No instagram da empresa, @Isabelaflores.oficial, foi disponibilizado também um making off, permitindo que as pessoas vissem como a campanha se desenvolveu. Buffo acrescenta que “estar presente nas redes sociais é muito importante, principalmente para quem possui modelos de negócios que se beneficiam com essas datas”.
Ao contrário do sucesso do E-commerce, o Varejo não conseguiu superar as vendas do ano passado. De acordo com dados do Boa Vista SCPC, as vendas no varejo caíram 5,8% nessa mesma data de 2015.