Acorda Cidade
Para quem mora longe da família ou simplesmente tem o objetivo de sair de casa, uma das melhores alternativas é dividir o apartamento com amigos ou outras pessoas que estejam na mesma situação que você. Além de conseguir aliviar as despesas e algumas responsabilidades diárias com o imóvel, os moradores podem aproveitar a companhia um dos outros e a liberdade que o novo lar irá permitir.
Porém, é muito importante lembrar-se de alguns cuidados que são essenciais para manter a harmonia e o conforto dentro de casa. Além do respeito mútuo, que é preciso ter em qualquer ambiente, é preciso que cada um saiba conviver com a personalidade, os hábitos e as manias dos outros. Assim, algumas atitudes básicas e simples podem ajudar na convivência do dia a dia. Confira cinco dicas que separamos para ajudá-lo a viver de maneira agradável com as outras pessoas de casa:
Espaço
Mesmo que todos tenham seu próprio quarto, alguns cômodos da casa ainda precisarão ser compartilhados. Para isso, apostar em divisões em armários de cozinha, prateleiras da geladeira, suportes do banheiro podem ser a solução de muitos problemas. Além de evitar que se confundam com itens de outras pessoas, você também terá mais controle do que é preciso comprar, repor ou abastecer. Sendo assim, uma boa alternativa é determinar espaços específicos para cada um, de forma que todos possam se acomodar da melhor maneira possível.
Se você julgar que precisa de mais espaço na geladeira, por exemplo, uma boa opção é o uso de um frigobar em seu próprio quarto. Assim, você também terá maior privacidade e praticidade em seu apartamento. Existem modelos no mercado que ocupam pouco espaço e são de ótima qualidade, acomodando diferentes tipos de produtos.
Organização e limpeza dos ambientes
Para que ninguém fique sem uma tarefa na casa, em relação à organização e limpeza, uma das alternativas mais eficazes é dividir o que cada um fará para manter os cômodos agradáveis. A não ser que todos os moradores entrem em consenso para contratar uma empregada doméstica, essa prática é a melhor solução. O recomendado é que haja uma limpeza geral no apartamento nos finais de semana e que se mantenham os ambientes organizados nos outros dias.
Combine com os seus colegas quem irá fazer o que, como retirar o lixo, por exemplo. Para não sobrecarregar ninguém, uma dica é escolher um item de cada vez em cada dia de faxina, como, por exemplo, uma semana a limpeza será mais pesada nos armários, na outra semana as janelas podem ser lavadas e assim por diante.
Festas são permitidas?
As festas são muito comuns em residências de pessoas que moram com amigos. Para isso, ter a liberdade de fazer festas ou chamar visitas é um dos pontos que deve ser discutido com todos os moradores. Se uma das pessoas da casa precisa acordar cedo no dia seguinte para trabalhar, por exemplo, evite barulhos altos durante a noite ou deixe que as festas maiores sejam feitas aos finais de semana. Outra dica importante é avisar os seus colegas de casa antes de realizar os eventos, para que eles consigam se programar com tranquilidade.
Contas da casa
Em grande parte, as contas da casa de quem mora com colegas são divididas igualmente entre os moradores, como luz, internet, condomínio, água, aluguel, entre outras. Entretanto, é preciso considerar que o apartamento pode ter quartos de tamanhos e especificações diferentes, como suítes ou varandas, por exemplo, ou que uma pessoa passa mais tempo em casa do que a outra e utiliza mais luz, gás e água. Dessa forma, o importante é que os moradores conversem antes sobre a divisão e estabeleça para cada um o valor mais acessível e justo.