Acorda Cidade
Mudar de residência, para muitas pessoas, é uma atividade estressante e que requer cuidados especiais. Arrumar a mobília, todos os objetos e se certificar de que nada foi esquecido sempre leva algum tempo. Para que esta tarefa seja mais simples e tranquila, separamos 10 dicas para fazer da sua mudança algo mais organizado. Confira!
Listar
Antes de empacotar e encaixotar todos os itens, o mais indicado é fazer uma lista do que deve ser levado para a nova residência, desde os móveis até os pequenos objetos. Desta maneira, você conseguirá se organizar e definir as urgências, e deixar as caixas separadas por cômodos.
Encaixotar
O quanto antes colocar os itens em caixas, melhor, sempre começando por locais onde ficam os que não são utilizados com frequência, como porão e garagem. Assim, é possível adiantar esta tarefa e realizá-la sem pressa. Uma dica é dar preferência às caixas que possuem alças, facilitando o carregamento.
Etiquetar
Colocar etiquetas ou qualquer tipo de identificação é essencial. Desta forma, você consegue saber o conteúdo de cada uma das caixas. Além de facilitar, você também otimiza a organização do novo lar.
Empacotar
O papel filme ou o bolha são dois dos melhores amigos das pessoas que estão de mudança marcada. Eles permitem que objetos maiores e mais frágeis possam ser levados com mais segurança. Gaveteiros, por exemplo, podem ser transferidos de local sem serem desmontados, e com objetos leves em seu interior.
Evite excessos
A primeira dica é que as caixas não possuam mais que 25kg de objetos, principalmente as de papelão. Outra maneira de fazer com que a mudança fique ainda mais simples de ser realizada é aproveitar o momento para avaliar quais móveis, acessórios e outros itens podem ser doados ou dispensados por não terem mais utilidade ou serem pouco usados.
Reaproveitar
Reutilizar alguns dos seus itens básicos para ajudar na mudança traz economia e proteção – como as toalhas e fitas adesivas para embalar louças, vasos, copos e outras peças delicadas. Além disso, também é possível juntar jornais e revistas para realizar essa função.
Fios
Guardar os fios e cabos e saber a qual aparelho cada um pertence pode ser um desafio. Por isso, a dica é separá-los em rolos de papelão, como os que vêm em papéis higiênicos ou toalhas. Do lado de fora de cada um dos rolos, você pode escrever o nome do equipamento ao qual ele pertence, facilitando a instalação.
Defina cômodos
Antes de realizar a mudança, é preciso pensar em quem ficará com cada quarto e como será a decoração de cada cômodo. Ao encaixotar e empacotar os objetos, é válido descrever aonde cada caixa deve ficar e já encaminhá-las para seus devidos locais.
Kit sobrevivência
O kit de sobrevivência deve ser pensado para que a primeira noite no local seja mais confortável e toda a família esteja preparada. Nele, são colocados itens fundamentais, como os de higiene pessoal, uma troca de roupas, toalhas, documentos, dinheiro e os remédios mais comuns.
Aluguel de espaço
Um segmento que tem crescido no Brasil é o Self Storage, que permite o aluguel de espaços para armazenar documentos, coleções, arquivos e até mesmo móveis. Com ele, a sua mudança pode ficar ainda mais organizada e seus objetos sempre bem conservados e em segurança.