Acorda Cidade
As chances de engravidar para um casal em idade reprodutiva – até 35 anos – é de 20% ao mês. Após um ano de tentativas sem sucesso o casal pode começar a pensar em infertilidade e procurar um o médico para identificar o problema. Porém, se o casal possui mais de 35 anos, pode procurar um médico após seis meses de tentativas. A Organização Mundial da Saúde acredita que entre 60 e 80 milhões de casais no mundo são inférteis.
A idade da mulher é um fator importante pois após os 35 anos a reprodução de óvulos diminui e na menopausa chega a zero. Dos casais que apresentam a dificuldade em engravidar cerca de 40% tem o problema relacionado à mulher, enquanto que 30% está no homem, 20 % dos fatores está em ambos e 10% não são identificados. Na mulher as causas podem estar relacionados à alterações tubárias ou no útero, problemas na ovulação e endometriose. Já no homem os problemas são devido à má formação dos espermatozóides ou na forma de ejaculação e transporte do sêmen.
Tratamentos
Muitos casais alcançam o sonho da gravidez nas primeiras tentativas após tratamentos para a fertilização. Alguns são mais simples apenas estimulam a produção de óvulos, enquanto que outros já apostam na fertilização in vitro com o preparo do sêmen. Conheça abaixo os principais.
● Coito programado: A mulher recebe medicações que podem ser via oral ou a partir de injeções para estimular a produção de óvulos. Após alguns dias o casal é orientado sobre os melhores momentos para realizar o ato sexual.
● Inseminação intra-uterina: O início do tratamento é semelhante ao coito programado, pelo qual a mulher recebe medicações para estimular a produção de óvulos. A diferença é que é feito o recolhimento do espermatozóide através da masturbação para realizar a preparação do sêmen cerca de uma ou duas horas antes da inseminação. O procedimento é simples, o sêmen preparado é inserido na cavidade uterina para que seja feita a fecundação.
● FIV: Conhecida como Fertilização in Vitro, o tratamento consiste na criação de embriões no laboratório para que sejam posteriormente inseridos no útero da paciente. Após a indução da ovulação e o preparo do sêmen acontece o recolhimento dos óvulos e espermatozóides e no laboratório a formação dos embriões dura em média de três a cinco dias e após esse período os embriões são transportados para o útero.