
A atuação conjunta da Polícia Civil da Bahia e das forças de segurança do estado de Santa Catarina resultou, na segunda-feira (8), na prisão de um homem apontado como líder de uma organização criminosa que controlava o tráfico de drogas nas cidades de Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana. Contra o alvo, que foi encontrado na capital catarinense, havia mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça baiana.
O investigado foi localizado na comunidade Chico Mendes e, segundo as apurações, mesmo residindo em outra unidade da federação, exercia comando direto sobre o grupo, autorizando execuções e punições internas, além de ordenar ações para intimidar a população. As investigações apontaram que a estrutura ilícita possuía gerentes locais responsáveis pela venda de entorpecentes e administração local da atividade criminosa, enquanto o detido utilizava aplicativos de mensagens e ligações para coordenar as atividades à distância.
Entre os crimes atribuídos ao homem está o feminicídio de Rebeca Barbosa, ocorrido em outubro de 2025. O inquérito policial apurou que a ordem para a execução partiu do homem via telefone, após solicitação de um subordinado. Ele também é responsabilizado por determinar tentativas de homicídio, sequestros e cárcere privado, atuando como responsável final por resolver conflitos e autorizar mortes contra rivais ou integrantes do próprio grupo.
Após a prisão, foi solicitado o recambiamento do preso para o território baiano, onde responderá pelos delitos de feminicídio, tentativa de homicídio e organização criminosa. A operação foi executada pela Delegacia Territorial de Coração de Maria, unidade da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro), com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar catarinense, por meio do BOPE e do Tático do 22º Batalhão.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.