Segurança Pública

Exonerada da Deam, Clécia Vasconcelos vai assumir DAI em Feira de Santana

A decisão gerou revolta. Mulheres rapidamente começaram a se mobilizar para pressionar a favor da permanência da delegada na Deam.

Exonerada da Deam, Clécia Vasconcelos vai assumir DAI em Feira de Santana Exonerada da Deam, Clécia Vasconcelos vai assumir DAI em Feira de Santana Exonerada da Deam, Clécia Vasconcelos vai assumir DAI em Feira de Santana Exonerada da Deam, Clécia Vasconcelos vai assumir DAI em Feira de Santana
Delegada Clécia Vasconcelos
Clécia Vasconcelos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A delegada Maria Clécia Vasconcelos de Morais Firmino Costa, até então titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, foi exonerada do cargo, conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, neste sábado (24). A mesma publicação também traz a exoneração da delegada Danielle Lima Matias dos Santos, que ocupava o posto de titular na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Danielle Lima Matias dos Santos, assume a titularidade da 2ª Delegacia Territorial (DT) de Feira de Santana.

Danielle Matias
Danielle Matias | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Mulheres cobram a permanência de Clécia na Deam

A decisão gerou revolta entre movimentos de mulheres da cidade, que rapidamente começaram a se mobilizar para pressionar a favor da permanência da delegada na Deam.

No último dia 15 de maio, a União Brasileira de Mulheres (UBM) já havia divulgado uma nota pública contrária à possibilidade de sua saída da Delegacia da Mulher, reforçando a importância de sua atuação à frente da unidade, considerada referência no acolhimento e combate à violência contra mulheres no município.

Após a publicação no Diário Oficial, mulheres da cidade já estão se mobilizando para ir às ruas. Segundo Jaçanã Lima, integrante da comissão da Deam, a resposta será urgente.

“A mulherada vai pra rua. Tô chegando agora lá de um evento itinerante. Ela não foi, porque ela não tá mais no cargo. Mas a gente, enquanto comissão, tinha que ir dar uma satisfação pessoal. As mulheres lá tão revoltadas, vai tudo pra rua. Com apito, com cartaz, a gente vai fazer um reboliço”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.

Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não se pronunciou oficialmente sobre os motivos das exonerações e das mudanças nas unidades especializadas do município. Outros delegados também passarão por exoneração de cargos para assumir outras responsabilidades

Leia também: União Brasileira de Mulheres é contra a saída da delegada Clécia Vasconcelos

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.