Vacina Covid-19

Zé Neto critica aprovação da compra de vacinas por empresas privadas

Ele comentou sobre a experiência do governo americano que está investindo recursos na pandemia, enquanto o governo brasileiro, foge de responsabilidades.

14/04/2021 às 15h14, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O deputado federal Zé Neto (PT), criticou a aprovação do projeto de lei 948/21, que autoriza a iniciativa privada a comprar vacinas para a imunização gratuita de funcionários. De acordo com ele, o Governo Federal quer tirar qualquer tipo de responsabilidade e passar para os empresários, que de certa forma, podem não ter recursos para comprar as vacinas.

"Estamos votando sempre a favor da população e que tenhamos vacinas para todos no Brasil, que possamos ter responsabilidade em cumprir o plano vacinal do governo e não fazer como o Governo Federal quer, de tirar a responsabilidade e passar para os empresários, que uma grande maioria não vai ter recursos para comprar as vacinas, porque são caras. Se eles comprarem 100 vacinas, 50 eles devem repassar para o SUS e isso não vai acontecer, o que vai acontecer são coisas irregulares e inclusive a justiça está dizendo isso, o SUS a partir dos estados, tem que comprar as vacinas e depois passar pela Anvisa e os empresários não. Como é que os empresários vão passar essas vacinas para o SUS, se o SUS tem que passar pela Anisa? É uma coisa desconexa", afirmou.

O deputado ainda citou que os empresários foram abandonados pelo Governo Federal e após quatro meses sem Auxílio Emergencial, apenas 15% dos beneficiados no ano passado, serão contemplados neste ano.

"Os empresários foram abandonados pelo Governo Federal e desde dezembro não têm empréstimos, não possuem linhas de financiamentos, não têm nenhum tipo de apoio, inclusive foram quatro meses sem o Auxílio Emergencial que ajudou na economia do país e quando é agora, apenas 15% do que foi colocado de Auxílio no ano passado e diga-se de passagem, este ano a pandemia está pior. Então o Governo Federal não faz a parte dele e nós votamos a favor de que o SUS se mantivesse com sua obrigação e o Governo Federal mantivesse os recursos para o SUS e, não passar a responsabilidade para a sociedade, assim como eles fizeram", disse.

Ainda segundo Zé Neto, é preciso garantir que haja o plano vacinal e que a lei seja cumprida. Ele comentou sobre a experiência do governo americano que está investindo recursos na pandemia, enquanto o governo brasileiro, foge de responsabilidades.

"Hoje queremos garantir que haja o plano vacinal, garantir que a lei seja cumprida e garantir que nós tenhamos um estado brasileiro, uma união que faça como que os Estados Unidos está fazendo lá, um país que tanto querem imitar, e hoje eles possuem dois trilhões de dólares para serem investidos na pandemia, para trabalhadores, sindicatos, organizações para que a economia americana seja restabelecida. Enquanto que aqui, o Governo Federal quer vender o Correios, Petrobras, são situações diferentes do que está acontecendo no mundo, portanto, nós votamos pela população e a oposição fez correto, faria novamente para que a gente pudesse garantir vacina para todos nesse momento que não tem vacina no mundo, não é possível que o governo saia debaixo de sua responsabilidade e ainda tenha pessoas que acham isso correto", concluiu.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Enem dos concursos: candidatos já podem conferir o local de prova

Concurso unificado

Enem dos concursos: candidatos já podem conferir o local de prova

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova.

25/04/2024 às 20h01

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Primeira apreensão de maconha líquida em Feira

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Ainda segundo informações fornecidas à polícia pelo homem conduzido, a maconha líquida é uma droga muito consumida, utilizada nas festas,...

25/04/2024 às 17h24

Estátua de Daniel Alves

Bahia

MP recomenda retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro

A recomendação decorre de um procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro para apurar denúncia recebida pelo MP no...

25/04/2024 às 17h19

Seleção de Cursos

Feira de Santana

Startup lança programa de estágio e jovem aprendiz com vagas para área de tecnologia em Feira de Santana

O projeto oferece oportunidades de emprego e capacitação para os jovens da cidade.

25/04/2024 às 17h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

Turismo de Negócios

Feira de Santana

Turismo de negócios: Convention & Visitors Bureau é relançada em Feira de Santana

No final do ano passado, a nova diretoria do Convention & Visitors Bureau foi eleita, tendo como presidente, o empresário...

25/04/2024 às 17h06

image

Rádio acorda cidade