Dia do repórter

Viva Dia do Repórter. Viva Zadir Porto!

A vida profissional de Zadir teve início como professor do Colégio Estadual Francisco Dantas.

16/02/2022 às 11h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Quando a demanda chega não há dia nem hora, faça chuva ou sol. O profissional tem que estar pronto para apurar e fazer chegar ao cidadão a informação precisa. Nesta quarta-feira, 16, Dia do Repórter, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) presta homenagem aos profissionais que são porta-vozes das dúvidas, expectativas, apelos e anseios da comunidade feirense.

Nesta batalha diária para contar os fatos que serão história estão os novos e centenas de tarimbados profissionais de redações, estúdios, emissoras de rádio, sites e redes sociais. Gente que madruga qualquer dia da semana ou que não tem hora para dormir antenado no compromisso com a notícia, algumas vezes que não gostaríamos de ouvir ou ler, mas necessária que chegue em cada lar. Eles dão voz e vez à sociedade.

Imprensa que tem em seu quadro nomes como Zadir Marques Porto, um dos mais experientes profissionais em plena atuação na cidade. O Dia do Repórter é ainda mais especial para ele por ter vencido a Covid-19 e já em sua residência desde ontem (16), após alta hospitalar.

São mais de 50 anos dedicados ao Jornalismo. Tudo começa pelos idos de 1965, na pioneira Rádio Sociedade, cobrindo a área esportiva, e no respeitado Jornal A Tarde como repórter, onde atuou por quase 30 anos.

Em toda sua carreira esteve envolvido na produção de jornais de diversas cidades da região. E diga-se de passagem: sempre trabalhou em diversos veículos de comunicação simultaneamente, consagrando-se profissional multimídia. Na Rádio Cultura foi protagonista por quatro épocas distintas; além de sua presença na inauguração da Rádio Carioca. Foi o primeiro locutor da Rádio Subaé com atuação limites à fora em São Gonçalo dos Campos, na emissora [Rádio São Gonçalo] que carrega o nome do município.

Além disso, passou pelos jornais Tribuna da Bahia, Estado da Bahia e ainda no Feira Hoje. No Jornal Folha do Norte começou na década de 70, parceria que continua até hoje.

Hobby

A vida profissional de Zadir teve início como professor do Colégio Estadual Francisco Dantas. Por hobby compôs e gravou dezenas de músicas, sem contar ‘já contando’ os inúmeros cordéis escritos.

“Zadir Porto é um profissional referência da imprensa feirense com quem tive a honra de trabalhar no Jornal A Tarde por muitos anos. Fico muito feliz em vê-lo recuperado e podermos homenageá-lo bem como todos os meus colegas repórteres da imprensa feirense”, afirma Edson Borges, secretário municipal de Comunicação. 

Com informações da Secretaria de Comunicação Social 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade