Sistema penitenciário

Vídeo mostra fuga de detento do Presídio de Salvador

No total três presos conseguiram fugir nesta quarta-feira (17), nove dias a fuga de outros sete internos.

17/10/2018 às 20h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um vídeo gravado por populares flagrou o momento em que um detento fugia do Presídio de Salvador, no Complexo da Mata Escura. No total três presos conseguiram fugir nesta quarta-feira (17), nove dias a fuga de outros sete internos.

O presidente do Sinspeb, Reivon Pimentel, informou ao Acorda Cidade que nos últimos dias 14 presos fugiram. Ele disse que as condições estruturais do presídio está muito precária e não oferece a segurança necessária para abrigar os presos.

“Não foi a primeira fuga. Na semana passada houve a fuga de sete detentos, ou seja, no último mês foram três fugas com 14 detentos logrando êxito. O presídio de Salvador é a segunda unidade prisional mais velha do estado. Ela foi inaugurada em 1976. Daí para cá nenhuma reforma estrutural foi realizada nesta unidade para dar mais segurança. Não seria demais eu dizer que a unidade está caindo aos pedaços. Temos registros de presos tirando as portas das celas, saindo e depois colocando a porta de volta no lugar”, reclamou.

O sindicalista também informou que as guaritas não têm a segurança adequada e que isso facilitou totalmente a fuga dos presos.

“Outra situação que agrava a insegurança na unidade é a falta de policiais militares nas guaritas e passarelas. Ontem tivemos uma reunião com os agentes plantonistas de Salvador e o diretor da unidade. Para o nosso espanto, o diretor nos informou que o comandante da companhia responsável pela vigilância perimetral do presídio de Salvador havia determinado aos seus subordinados que não fizessem a segurança das guaritas e das passarelas. Com isso ficou muito fácil. O caminho ficou livre”, contou Reivon Pimentel durante entrevista.

Segundo ele, os três presos que fugiram nesta quarta-feira ocupavam a cela D5 e usaram uma tereza (corda feita com lençóis) para pular o muro.

“Os presos que habitavam a cela D5 puxaram a chapa da cela, saíram por baixo, ficando de fora do campo de visão dos agentes que estavam de serviço e arrastando pelo chão chegaram até um ponto embaixo da guarita que deveria estar habitada pela Polícia Militar e empreenderam fuga, subindo na guarita com uma tereza. Percorreram toda a passarela se arrastando, até chegar ao final do pátio 2, até o ponto mais distante, e de lá apreenderam fuga pelo matagal”, relatou.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que o presídio está passando por reformas estruturais e instalação de mais câmeras de segurança. A Seap informou também que está prevista a implantação de uma nova portaria e a construção de um muro perimetral.

Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade