Viagens

Copa do Mundo na capital do Qatar: o que visitar quando não há jogos?

Conheça quatro pontos turísticos para conhecer em Doha

09/10/2022 às 09h25, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Doha, Catar
Foto: Walsarabi /Pixabay

Localizado na Península Arábica e fazendo fronteira com a Arábia Saudita, o Qatar (Catar) é o país que irá sediar a Copa do Mundo deste ano; o país possui em média ois milhões de habitantes, e é o primeiro lugar do Oriente Médio a receber o evento, além de ser modelo em modernidade e infraestrutura. No entanto, vale lembrar que se trata de um país islâmico, com hábitos que diferem dos ocidentais, portanto o consumo de bebida alcoólica, demonstrações públicas de afeto, entre outros, devem ser medidos.

Ainda assim, as autoridades acordaram em atenuar as exigências durante a Copa do Mundo, mas continuam exigindo o respeito com a cultura local. Dos muitos locais para conhecimento, Doha, a capital, aparece como uma das cidades mais importantes; a cidade é vista como um dos destinos mais instigantes do Oriente Médio.

O país está investindo em atrações de luxo que podem ser equiparadas aos Emirados Árabes, com a ambição de tornar-se centro cultural e tecnológico reconhecido. Por isso, para aqueles que pretendem visitar a capital do país, vale uma pesquisa para elaboração de um roteiro turístico que contemple os melhores atrativos da cidade.

Souq Waqif

Souq Waqif é conhecido como o epicentro cultural e social do Qatar, e trata-se de um mercado onde ocorriam as trocas de mercadorias entre beduínos, ovelhas e cabras, e lãs eram trocadas por itens essenciais. O local é um espaço de coexistência entre passado, presente e futuro, por isso esse mercado possui uma história que é valorizada mediante a precarização do mercado de rua, tendo em vista os shopping centers e outros. Em 2003, após um incêndio, o governo elaborou um plano de reconstrução do mercado, restaurando construções históricas e mantendo viva a memória do local.

Museu de Arte Islâmica
Após a passagem pelo Souq Waqif, é possível visitar também o Museu de Arte Islâmica, sendo esse um museu projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, também conhecido por projetar a Pirâmide do Louvre, em Paris. O arquiteto viajou pelo mundo com a intenção de criar a sua obra-prima; para tanto, estudou a arte islâmica e elaborou o museu. A ornamentação do local é geométrica e simétrica, com detalhamento minucioso que se aprimorou ao longo dos anos, através das ciências exatas. O museu é o coração da arte islâmica, tendo em vista as fases da cultura.

Mia Park
Para aqueles que preferem os passeios ao ar livre, o Mia Park é uma indicação válida, posto que o parque conta com um vasto gramado, playground para crianças, bicicletas disponíveis para alugar e espaço verde que possibilita até mesmo a vista para o skyline. Além disso, existe a possibilidade de realização do trajeto do museu até o parque, através dos carrinhos de golfe.

Corniche
O calçadão à beira-mar em Doha é também uma boa pedida, uma vez que faz a ligação entre as extremidades, conciliando passado e futuro, onde em uma extremidade tem-se o Museu Nacional do Qatar e na outra ponta, o West Bay, com seu tom moderno que inclui o Skyline. É possível também realizar um passeio de barco no fim da tarde, aproveitando o litoral do local, sendo esses os tradicionais dhows – barcos pequenos utilizados anteriormente para colheita de pérolas.

Para conhecer esses destinos, é importante realizar um planejamento prévio para vivenciar com mais tranquilidade a experiência de conhecer outra cultura e outro país, e existem opções como a realização de um empréstimo, que trará conforto financeiro, além de oferecer opções de pagamento mais viáveis em longo prazo, parcelas que cabem no bolso, entre outros benefícios.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade