Feira de Santana
Vereadores acionam Procon para fiscalizar tempo de espera em fila da Caixa Econômica
Em maio deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou o requerimento 134/2021 que solicita a fiscalização por parte do Procon.
29/07/2021 às 07h01, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
Não é novidade que a lei que determina o tempo máximo de 15 minutos para atendimento no caixa dos bancos e 25 minutos para outros serviços, é descumprida em Feira de Santana. Para ver de perto a situação, os vereadores Pedro Cícero e Luiz da Feira estiveram na unidade da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Aristides Novis, na manhã de quarta-feira (28).
Ao chegar ao local os vereadores verificaram que a fila estava enorme e havia pessoas esperando há mais de uma hora. Como é o caso de Wildson, cliente do banco que chegou às 10h30 e até às 11h38 ainda estava aguardando do lado de fora, para receber a ficha para uma nova fila de atendimento.
A lei 3622, que regulariza o tempo de espera nas filas dos bancos foi aprovada em 2016 e em maio deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou o requerimento 134/2021 que solicita a fiscalização por parte do Procon.
“Nós cobramos mais funcionários, e melhores condições para os usuários, que chegam aqui na agência às 7h da manhã e ficam do lado de fora tomando chuva e sol e quando chega dentro da agência ainda tem que ficar mais uma ou duas horas esperando atendimento”, explicou o vereador Pedro Cícero.
Além do tempo de espera, a prioridade também não estava sendo respeitada. Maria Emília é idosa e estava há 50 minutos na fila, do lado de fora da agência. “Eu sou prioridade e o vigilante acha que a gente tem que ficar afastado, cadê o toldo? A gente tem que ter proteção também, tem que ter respeito aos usuários”, reivindica a idosa.
Os vereadores informaram que tentaram falar com o gerente e acionaram o órgão de defesa do consumidor. Os fiscais foram ao local e conversaram com os vereadores.
Em seguida a equipe fez a fiscalização, constatou a demora no atendimento e informou que a Caixa Econômica será notificada. Em relação a espera do lado de fora das agências, o Procon informou que é de responsabilidade da prefeitura municipal que faça a colocação de toldos para proteção dos usuários.
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