Feira de Santana

Vereador sugere bilhetagem única para o transporte coletivo de Feira de Santana

Segundo o vereador, a proposta visa inserir o transporte nesse sistema não apenas com palavras, como vem sendo feito nos últimos 20 anos, mas de forma efetiva

21/09/2021 às 16h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Codade

“É preciso avançar para que o sistema de transporte público de Feira tenha uma bilhetagem única, a fim de que a pessoa que pega o ônibus também possa compartilhar do transporte com as vans. Essa bilhetagem única vai possibilitar que o transporte efetuado pelas vans efetivamente esteja somado ao transporte dos ônibus”. A declaração é do vereador Silvio Dias (PT), que sugeriu o assunto durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal nesta terça (21).

Segundo o vereador, a proposta visa inserir o transporte nesse sistema não apenas com palavras, como vem sendo feito nos últimos 20 anos, mas de forma efetiva. “E mais: a STPAC – Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar está à disposição para conversar com a Prefeitura no sentido de participar de um contrato emergencial, e aí, sim, poder lutar para resolver o problema do transporte público na cidade, com horários adequados, ônibus limpos e com segurança”, disse.

Silvio Dias acredita que a cidade se encontra sofrendo com a iminência de os ônibus irem embora e, com isso, haja uma paralisação do sistema público de transporte novamente, como aconteceu no mês passado. “O transporte público que temos em nossa cidade é caótico, mas os lutadores e lutadoras do sistema STPAC são os que o tem mantido. E eles estão sofrendo a cada dia com a desorganização da Secretaria Municipal de Transportes no sentido de não fiscalizar, de não cumprir o papel para que o transporte público não venha mais sofrer com a concorrência que existe”, pontuou.

E continuou: “É comum encontrarmos hoje, em nossa cidade, vans plotadas com os mais diversos tipos de cores, e nós não sabemos de onde estão vindo essas vans, e onde está o poder público para fiscalizar o que vem acontecendo com o transporte. Já chegou o momento da Prefeitura cumprir o seu papel como concessionária e detentora do poder, e com a obrigação que tem com a população de proporcionar um transporte público de qualidade”.

Lamentou que o poder público não planeja nem fiscaliza e, consequentemente, não cumpre o seu papel, e o que se vê atualmente na cidade é uma completa bagunça. “Mas o sistema STPAC está aí à disposição para colaborar. A nossa população sofre pagando uma das tarifas mais altas do país, e ainda tem o BRT paralisado, que não serve pra nada, que foi feito sem saber de onde vinha e para onde vai. É um BRT fraude”, salientou.

Conforme Silvio Dias, enquanto existem cidades melhorando seu transporte público, Feira de Santana só está regredindo. “Vitória da Conquista avisou que vai reduzir a tarifa de ônibus, mas Feira só fala em aumentar; Salvador, com a ajuda do governo do Estado, melhorou e muito o sistema de mobilidade, mas Feira de Santana só piorou. Então, senhoras e senhores vereadores, chegou o momento de a gente cobrar uma posição efetiva da nossa Prefeitura”, disse.

CPI do Transporte

Para o vereador de oposição, é preciso cobrar de forma efetiva uma maior fiscalização e integração por parte da Administração Pública, e a Câmara tem um papel importante instalando a CPI do transporte coletivo, que consta através de um requerimento já protocolado na Casa que aguarda apenas a instalação dos trabalhos.

“Por isso, solicito do presidente Fernando Torres que instale os trabalhos da CPI do transporte público e nomeei os membros, para que a gente possa iniciar as investigações e abrir essa caixa preta que é o transporte público em nossa cidade: ineficiente, caro e que não cumpre o seu papel de transportar as pessoas”, frisou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade