Pets

Saiba quais são as doenças que seu pet pode transmitir e como se prevenir

Prevenção e diagnóstico adequado são essenciais para manter a saúde do animal

09/07/2022 às 11h09, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Rafael Calegaro/ Pixabay

Companhia para todos os momentos, os animais de estimação trazem amor, diversão e aprendizado. Para além desses benefícios, eles também colaboram para melhorar a saúde de seus tutores. Pessoas que têm pets em casa são menos propensas a terem problemas psicológicos, como a depressão, por exemplo.

A pesquisa realizada pela Universidade de Azabu confirmou que olhar para o bichinho de estimação reduz o estresse. Isso acontece porque, ao olhar para o animal, o organismo recebe picos de ocitocina, hormônio responsável pelas sensações de bem-estar, união social e amor.

Além dos benefícios psicológicos, os animais também são responsáveis por ajudar a saúde do coração. Um estudo realizado pela Associação Americana do Coração comprovou que ter um pet em casa, principalmente um cachorro, diminui os riscos de problemas vasculares, e isso acontece porque os animais são responsáveis por incentivar a atividade física nos donos, seja em passeios diários ou nos momentos de brincadeira.

Porém é preciso ficar atento, pois os animais domésticos exigem cuidados para além da alimentação, custos com higiene e passeios frequentes. A ida ao veterinário é fundamental para evitar doenças, inclusive as doenças zoonóticas, que têm como característica a alta transmissibilidade para humanos, podendo gerar problemas graves de saúde tanto para os pets como para os donos.

Uma das doenças mais famosas caracterizadas nessa categoria é a raiva. Transmitida por vírus através da saliva do animal contaminado, a infecção é letal tanto para os bichinhos quanto para os humanos. Afetando o sistema nervoso central, a única forma de prevenção e tratamento é a vacina antirrábica.

Pulgas, ácaros e sarnas também podem causar transtornos na saúde do pet e de seus tutores. Se as dermatoses associadas a essas infestações não forem tratadas corretamente, as coceiras e os demais sintomas na pele podem perdurar. Fazer a higienização adequada do local e dos acessórios do animal auxilia na prevenção e no combate aos parasitas. Observar as condições do pelo do bichinho também é fundamental para diagnosticar rapidamente a condição.

A leptospirose é outra doença bastante comum, presente dentro da categoria das zoonóticas. Transmitida principalmente pela urina de animais infectados, um animal doméstico pode se infectar com a doença pela água ou por alimentos contaminados, facilitando assim a transmissão para os donos. Quando o diagnóstico do animal é feito, é necessário iniciar o tratamento intensivo o quanto antes e com todos os cuidados necessários para evitar a transmissão em humanos.

Algumas doenças podem ser mais silenciosas, e por essa razão, manter a boa saúde do animal é importante, fazendo visitas regulares ao veterinário, vacinando e utilizando medicamentos que previnem os parasitas, como, por exemplo, o vermífugo para cães e gatos, pois são atitudes simples e essenciais para manter o melhor amigo saudável.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade