Poder Judiciário

Vara do Júri retoma as atividades com a expectativa de realizar mais de 100 julgamentos neste ano em Feira de Santana

Até o dia 31 de maio deste ano, 40 júris já estão agendados para serem realizados.

10/03/2022 às 20h20, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Teve início no dia 9 de fevereiro deste ano no Fórum Desembargador Filinto Bastos, a primeira sessão de júri de 2022 realizada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Feira de Santana, após o recesso de final de ano.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a juíza Márcia Simões Costa, titular da Vara do Júri, informou que assim como no ano passado, as sessões serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, com o objetivo de diminuir o acúmulo de julgamentos que não foram realizados durante a pandemia.

"A gente retornou agora em fevereiro, marcamos inicialmente como estava no ano passado, três sessões por semana, sempre às terças, quartas e quintas, mas infelizmente o primeiro julgamento do dia 8 não pode ser realizado. A Defensoria Pública teve alguns problemas técnicos e pediu o adiamento e assim foi feito. Mas desde o dia 9 de fevereiro, nós estamos realizando regularmente os júris nas terças, quartas e quintas, com exceção dos feriados e suspensão do expediente forense, mas estamos fazendo regularmente e esperamos concluir essa pauta ainda neste ano com Fé em Deus", informou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Até o dia 31 de maio deste ano, 40 júris já estão agendados para serem realizados. Segundo a juíza Márcia Simões Costa, com esta expectativa, é provável que até o final do ano, o número de sessões já tenha ultrapassado 100.

"Esses júris que estão agendados até o dia 31 de maio, são júris de réus presos, mas temos vários processos de réus soltos que estão prontos para julgamento e que já estão sendo incluídos. Mas com a preferência pela prioridade legal de serem os processos julgados de réus presos, a previsão é de julgarmos até mais de 100 processos neste ano", disse a magistrada ao Acorda Cidade.

Em 2020, o Tribunal do Júri realizou 74 sessões, já em 2021 em apenas três meses, 35 júris foram realizados. Segundo a juíza, a expectativa é que no mês de novembro, quando é comemorado o mês nacional do júri, sejam realizadas cinco sessões por semana.

"Nos anos anteriores, a gente fazia regularmente as sessões apenas terças e quintas, com exceção de novembro que é o mês nacional do júri que fazíamos três, nas terças, quartas e quintas. Mas por conta da pandemia que não pudemos fazer os julgamentos, embora continuemos fazendo regularmente as audiências e os processos ficando prontos para julgamento, os processos ficaram aguardando e agora para a gente conseguir regularizar a pauta, temos que fazer pelo menos três julgamentos por semana. Embora no mês de novembro seja o Mês Nacional do Júri, a gente tem a previsão de fazer quatro até cinco julgamentos por semana. A nossa equipe é competente, a gente já vinha se preparando porque uma hora ou outra, esse momento iria chegar e agora retomamos com os trabalhos de fato. Estamos verificando todas as exigências legais para colocar em pauta, e o cartório já vem se preparando há muito tempo, então, é uma rotina diária e com uma equipe que tenho, com os estagiários, demais servidores, minha assessora, a gente consegue dar conta", concluiu.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade