Feira de Santana

Vandalismo é um dos problemas mais enfrentados pela Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana

Vários equipamentos públicos são danificados devido a ação de vândalos.

07/08/2021 às 06h46, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Jardins enfeitados, iluminação, sistema de irrigação, praças arrumadas e bancos para sentar, são alguns dos itens mais observados pelas pessoas nas estruturas de praças. No entanto, em Feira de Santana, o vandalismo está destruindo muitos desses equipamentos e para o diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente, João Falcão, faz com que o município perca o brilho em determinados locais.

Ele explicou como a secretaria faz a manutenção desses locais e as principais dificuldades enfrentadas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Para que a população possa entender melhor, nós temos o sistema de irrigação na Avenida Getúlio Vargas, e de novembro do ano passado para cá, já substituímos mais de 200 equipamentos, porque infelizmente as pessoas quebram sem ter nenhum tipo de motivo e aí na hora que ela emerge do chão para molhar a grama, as pessoas chutam, passam com bicicleta por cima e danificam. Tem uma praça aqui na cidade, que de 15 em 15 dias, precisamos dar manutenção nos equipamentos e no parquinho porque sempre está sendo destruído, então a gente conclama a população que também ajude a prefeitura neste sentido. Precisamos de no mínimo três equipes para está fiscalizando todos esses locais", explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o diretor, mais de 260 praças fazem parte da responsabilidade da prefeitura de Feira de Santana, além da limpeza nestes locais, o departamento é responsável pela principais vias da cidade.

"O nosso departamento é responsável pela limpeza das praças e das avenidas, onde possuem os canteiros centrais. Para que possamos ter uma ideia, nós temos hoje 265 praças, sendo que 215 apenas aqui na sede e mais 50 distribuídas nos distritos e povoados. São 53 avenidas que em linha reta é aproximadamente 82km de pavimento e 97m²", disse ao Acorda Cidade.

Segundo João Falcão, antes da pandemia, alguns equipamentos tecnológicos estavam sendo pensados para que a prefeitura pudesse adquirir e auxiliar nos serviços do departamento, mas segundo ele, os recursos precisaram ser destinados para a área da saúde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"No final de fevereiro do ano passado, apresentamos alguns projetos ao prefeito e ele prontamente gostou das sugestões, algo que atenderia as expectativas do departamento e claro, da comunidade. Nesses projetos, estava a aquisição de alguns equipamentos eletrônicos, por exemplo, um tomógrafo, que é utilizada para verificar se a árvore está boa por dentro, se existe risco de cair e tudo isso foi colocado para o prefeito, mas infelizmente a pandemia chegou no mês seguinte e todos os recursos que seriam utilizados para estes equipamentos foram destinados para a área da saúde, que era mais importante", informou.

Para realizar qualquer tipo de solicitação como podas de árvores, as pessoas podem entrar em contato através do 156. De acordo com João Falcão, existe uma grande demanda no departamento e por este motivo, novos projetos estão sendo estudados para atender em grande escala.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nós criamos uma planilha de acompanhamento porque nós temos uma demanda muito grande aqui em nosso departamento e nesse critério de serviço, utilizamos os emergenciais. Nosso projeto é poder atender por bairros, entraríamos em determinada localidade e só sairíamos  após a finalização de todos os serviços, ainda precisamos de uma equipe maior, mas acredito que em breve será definido isso pelo prefeito para que possamos executar nossas atividades na comunidade", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade