Controle da superlotação

Unidades básicas de saúde ampliam horário e atendem pacientes com sintomas leves de gripe

As Unidades Saúde na Hora funcionam até às 21h. A Secretaria de Saúde ampliou também o atendimento para os postos dos bairros até às 18h.

04/01/2022 às 10h58, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O surto de gripe que se apresenta em Feira de Santana, nos últimos dias, está superlotando as unidades de saúde, especialmente as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Policlínicas, que têm maior suporte para atender pacientes de urgência e emergência. Buscando controlar esta situação, a prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o atendimento para pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde dos bairros e nas Unidades Saúde na Hora.

A enfermeira Vera Galindo, supervisora das policlínicas da cidade, disse durante entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (4), que o cenário é preocupante, porque a média de atendimentos em toda a rede de atenção de urgência e emergência fixa era de 45 mil e, somente em dezembro, esse número subiu para 77 mil.

“Solicito à população que não enxergue só as policlínicas e Upas como alternativas. Podem se dirigir ao posto de saúde no bairro e ao Saúde na Hora. Estamos trabalhando em conjunto com a atenção básica, com o apoio da Vigilância Epidemiológica e o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que essa população seja atendida. Mas, infelizmente, há uma certa resistência da população em se dirigir ao posto do bairro. Acha que não vai receber o mesmo atendimento, um engano, vai receber o atendimento sim. Estamos deixando essas unidades para os casos mais leves e as Upas e Policlínicas para os casos mais graves”, afirmou.

Vera explicou também que os pacientes que tiverem febre persistente e que não é controlada com a medicação prescrita pelo médico do posto do bairro devem ir às policlínicas e Upas. Assim como as pessoas que apresentarem desconforto respiratório.

Os casos leves devem ir até aos postos dos bairros e às Unidades Saúde na Hora, estas que funcionam até às 21h. Ele relatou ainda que, em virtude do cenário, a Secretaria de Saúde ampliou também o atendimento para os postos dos bairros até às 18h.

“Temos mais estas alternativas de atendimento para a população e eu solicito que as pessoas não fiquem restritas apenas às policlínicas e Upas. Temos uma clientela muito grande de casos graves não relacionados as síndromes gripais que precisam desse atendimento de urgência e emergência”, ressaltou.


Confira o endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora:

USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo.
USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII.
USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha.
USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê.
USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.
USF Rua Nova II e III e Barroquinha: Rua Juvêncio Erudilho, 35, bairro Rua Nova. 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade