Bahia

Uma das gêmeas siamesas separadas em Goiânia recebe alta e volta para a Bahia

Mãe anunciou liberação de Catarina. Outra bebê, Débora, ainda segue internada em hospital da capital goiana aguardando vaga em unidade de saúde que possa fazer cirurgia complexa no coração.

15/09/2018 às 10h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A bebê Catarina, uma das gêmeas siamesas separadas há 22 dias em Goiânia, recebeu alta médica do Hospital Materno Infantil (HMI), na capital, na noite de sexta-feira (14). Segundo a mãe, ela voltou no mesmo dia para Salvador (BA) com a avó materna. A irmã Débora, que sofre de problemas no coração e precisa passar por cirurgia, segundo os médicos, segue internada, esperando, há cerca de duas semanas, uma vaga em uma unidade de saúde que possa realizar a operação que ela precisa.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou ao G1 que, "cumprindo determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério Público, não fornece o estado de saúde e informações de pacientes internados na rede de assistência estadual".

Já o HMI confirmou, em nota enviada na manhã deste sábado (15), que Catarina recebeu alta e que Débora, que possui uma cardiopatia cianogênica grave, "ainda aguarda regulação para alguma unidade de saúde que ofereça todo o suporte cardiológico que ela precisa. Enquanto isso, a gêmea permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HMI, respirando com a ajuda de aparelhos".

Débora e Catarina de Menezes dos Santos nasceram no dia 22 de agosto. No dia seguinte, elas precisaram passar pela cirurgia de separação em caráter de emergência. Desde então, elas se recuperam na UTI.

A mãe das gêmeas, Viviane Menezes, afirmou em um vídeo divulgado em rede social que ficou aliviada com a alta de Catarina.

“Só o fato da cirurgia ter sido um sucesso foi uma vitória. Hoje ela [Catarina] está de alta, está bem. É uma alegria muito grande, está indo pra Salvador para os braços do papai dela. Eu vou continuar aqui, porque a Débora ainda não está indo por causa da cardiopatia e ainda não saiu a vaga dela”, disse na gravação.

Débora nasceu com uma malformação no coração e precisa passar por uma operação, que ainda não tem data para acontecer. Ela respira com a ajuda de aparelhos.

Expectativa
Viviane se emocionou ao pegar Catarina no colo pela primeira vez. Ela afirmou também que nunca tinha ouvido falar sobre siameses. Assim que soube da gestação, o cunhado dela começou a pesquisar sobre o assunto e repassava algumas informações. Ela própria resolveu não procurar muito para não ficar para baixo.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade