Ufba

Ufba será a primeira universidade a integrar o Senai Cimatec Park

A parceria entre as instituições baianas será oficializada em solenidade que acontecerá na Reitoria da UFBA, em Salvador, nesta quarta-feira (16).

16/03/2022 às 14h18, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) será a primeira instituição de ensino, pesquisa e extensão a se instalar no Senai Cimatec Park, no âmbito do Science Park. O Senai Cimatec Park é um complexo tecnológico industrial que combina os conceitos de Science, Technology e Business Park para movimentar o ecossistema de inovação do Polo Industrial de Camaçari.

Inspirado em modelos internacionais, o Science Park será composto por universidades, empresas e instituições com foco na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que apoiem a indústria com soluções tecnológicas.

A parceria vai ser firmada nesta quarta-feira (16), com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural pelo Reitor da UFBA, João Carlos Salles, o Presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, e o Reitor do Centro Universitário Senai Cimatec, Leone Andrade.

A união dos parceiros científicos vai potencializar um ecossistema de inovação único na Bahia e impulsionar a projeção do Nordeste como hub de produção científica e tecnológica de alto nível no cenário nacional.

Atualmente, o Senai Cimatek Park atende a startups, empresas de médio e grande porte, como Petrobrás, multinacionais, como a HP, e abriga os laboratórios de engenharia da Ford.

COMPLEXO TECNOLÓGICO INDUSTRIAL DO SENAI CIMATEC

Inaugurado em 2019, o Senai Cimatec Park é um moderno complexo de inovação e tecnologia de importância global, preparado para apoiar o desenvolvimento das empresas industriais do Brasil e do mundo, a partir de patamares internacionais de competitividade. Trata-se de um projeto de longo prazo, que se consolidará em 30 anos.

Integrada em um Eco Parque de 4 milhões de m², a infraestrutura conta com laboratórios avançados, plantas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco, espaços para startups industriais, centros de tecnologia e empresas industriais de base tecnológica.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade