Educação

Uefs recepciona estudantes que vão cursar graduação e pós-graduação através de convênios internacionais

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, também falou sobre a troca de conhecimento a partir da diversidade cultural.

06/04/2022 às 15h16, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), recepcionou na tarde da terça-feira (5) 20 estudantes internacionais. São alunos de nove países, como Equador, Bolívia, Cuba e Moçambique, que foram selecionados através de convênios assinados entre a Uefs e as universidades de origem para cursarem a graduação e a pós-graduação. Eles foram recebidos pelo reitor, Evandro do Nascimento, pela vice-reitora, Amali Mussi, pela chefe de gabinete, Taíse Bomfim, e pela assessora de Relações Institucionais, Soanne Oliveira.

A mensagem de boas-vindas de Soanne Oliveira, em português, foi traduzida para inglês, francês e espanhol, para que todos os estudantes pudessem compreender. A assessora destacou o trabalho realizado pela Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) nos últimos 15 anos, período em que a Uefs recebeu mais de 160 estudantes de outros países. Atualmente, estão matriculados 39 discentes internacionais de 13 países. "A internacionalização da Uefs ganha corpo com a chegada desses estudantes, pois facilita a internacionalização em casa e dá oportunidades aos nossos estudantes de terem vivência com outras culturas", afirmou.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, também falou sobre a troca de conhecimento a partir da diversidade cultural. "A internacionalização na Uefs tem crescido e tido ganho significativo com a chegada de estudantes internacionais. É um momento muito importante para a Uefs, uma universidade pública que busca expandir a atuação no cenário intercultural", destacou. A vice-reitora, Amali Mussi, desejou boas-vindas e parabenizou os estudantes que deixaram os países de origem rompendo barreiras e deixando a família.

Entre os alunos que foram recepcionados, cinco ingressaram na Uefs em 2021, como a venezuelana Egledys Zárraga que é estudante do doutorado em Estudos Linguísticos. Ela iniciou os estudos na modalidade remota, por conta da pandemia, e agora está estudando no formato presencial. O marido dela, Carlos Diaz, é doutorando em Estudos Linguísticos na Uefs desde 2020. Ambos estão em Feira de Santana com os filhos Andres, de 10 anos, e Fabiana, de 7 anos. A família ainda conta com o cunhado de Egledys, Josué Rojas, que ingressou no mestrado em Estudos Literários este ano.

Já as haitianas Sabrina Pierre-Louis e Rhode Jean Louis iniciaram o curso de graduação em Odontologia em 2022. Elas disseram que optaram por Feira de Santana por ser uma cidade com outras pessoas negras e que, por isso, acreditam que o preconceito racial seja menor. As estudantes pretendem concluir o curso aqui e voltar ao país de origem para ajudar os compatriotas.

Também participaram do encontro as pró-reitoras de Graduação, Silvia Passos, de Pesquisa e Pós-graduação, Silvone Santa Bárbara, e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Sandra Nivia Soares, além de diretores de departamentos, coordenadores de colegiados e de cursos de pós-graduação, professores e de servidores da Aeri. A recepção ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio da reitoria.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade