Feira de Santana

Transferência do Campo do Gado para Parque de Exposições pode atrair maior público, avalia comerciantes

Segundo o secretário Pablo Roberto, ainda não há uma previsão para definição desta possível mudança. A equipe técnica ainda está trabalhando no projeto arquitetônico.

12/12/2021 às 10h26, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Desde o início deste ano, já existem rumores para um processo de revitalização que deverá ser feito no Parque de Exposições João Martins da Silva em Feira de Santana, para que o espaço também possa servir para outros públicos, como do esporte e do entretenimento, não só da área agropecuária.

No início do mês de novembro, foi realizada uma reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) em Salvador, para dar início às propostas para transformar o parque num local de negócios e aprendizado agropecuários, lazer, entretenimento e eventos diversos.

Campo do Gado | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Outra proposta que pode ser concretizada, é a mudança do Campo do Gado, para o Parque de Exposições, como nova alternativa para atrair novos públicos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Comercializando gado há mais de 30 anos, Carlos Souza, que é pecuarista, informou à reportagem do Acorda Cidade, que nos últimos anos, o movimento no espaço caiu bastante, principalmente pela falta de divulgação da feira e acesso ao local.

"Eu já tenho mais de 30 anos aqui comercializando gados, compro, vendo, já fiz bons negócios aqui, já teve época de colocar em uma única feira, mais de 20 caminhões de gado, mas hoje diminuiu bastante este movimento, sobretudo com relação ao acesso que está horrível, e o pessoal deixou de vir aqui. Além disso, falta divulgação, ficou um comércio oculto, escondido que precisa melhorar", contou.

Com a possibilidade da mudança para o Parque de Exposições, Carlos explicou que o projeto pode viabilizar bastante o comércio de gados, principalmente por ser em um local, próximo a uma rodovia, grande vetor de passagem das pessoas.

"Se mudar para lá, será um local com melhor acesso, será um local mais amplo, com espaço para estacionamento, lá terá os currais, os animais poderão ficar mais à vontade, e a feira pode começar no domingo, se estender na segunda e está localizado em uma via de fácil acesso para quem vai para Salvador, quem vem de Salvador, passa ali, almoça, faz um lanche, compra um chapéu, compra um gado e com a divulgação, isso pode melhorar mais ainda. Aqui mesmo no Campo do Gado, eu cheguei ainda garoto, mas toda a minha vida, foi trabalhando com gado, sempre comprando, vendendo, minha família inteira mexe com isso, o movimento já foi muito forte, mas infelizmente, caiu em torno de 80% do comércio", avaliou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade


Para o pecuarista Carlos Souza, a divulgação ainda é a principal ferramenta para que o movimento comece a aquecer no local. De acordo com ele, a feira do Campo do Gado, foi considerada como a maior feira de gados do Norte e Nordeste do Brasil.

"Além da divulgação, é preciso ter um apoio maior dos órgãos públicos, uma estrutura melhor, porque essa daqui está velha. Aqui a gente não tem uma placa dizendo 'Feira de Gado', não tem uma propaganda na televisão. Aqui era uma Feira de gado maior do Norte Nordeste do Brasil e só acontece dia de segunda-feira. Mas acredito que com essa mudança para o Parque de Exposições, nesta feira pode se estender para outros dias da semana. Em período de grande movimentação, a feira aqui já vendeu cerca de três mil animais, porém a média já caiu bastante, em torno de 300 animais, e hoje a tecnologia facilita bastante a compra e venda dos gados. Hoje pelo WhatsApp, as pessoas estão fazendo seus negócios, porque só o fato de ter que vim aqui, voltar para a fazenda, tem o frete dos gados, tudo isso aumenta as despesas, então vendendo direto pelo WhatsApp, os gados já são encaminhados direto para as propriedades, mas ainda assim, muitos fazendeiros comparecem aqui no Campo do Gado", destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Trabalhando há 25 anos no Campo do Gado, o motorista José Passos, faz o transporte dos gados para as propriedades rurais. Para ele, a mudança que pode acontecer, irá beneficiar e impulsionar bastante o comércio do local.

"Eu já trabalho aqui há 25 anos trazendo e levando os gados para várias fazendas onde o pessoal compra. Sempre no dia de segunda-feira acontece as feiras aqui, e muita gente compra de Conceição do Coité, Valente, Itaberaba, Alagoinhas e no momento, hoje eu só viajo aqui na Bahia mesmo, mas já fiz muitas viagens mais distantes, como para Minas Gerais, mas hoje estou evitando. E com relação a esta mudança, eu sou totalmente a favor, porque lá, vai ficar um negócio mais viável, mais visto, e todo mundo que passa ali, vai ver a feira, vai encostar, eu acredito que vai dar muito gás nesse negócio, porque ultimamente está fraquíssimo", declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Por outro lado, a comerciante Lucineide Ribeiro da Silva que tem um restaurante no Campo do Gado há 15 anos, explicou que não será viável a mudança para o Parque de Exposições.

"Aqui eu já trabalho há 15 anos, vendo rabada, galinha de quintal, carne assada, cerveja, refrigerante e sempre dia de segunda-feira, tem movimento aqui. Eu não sei como é que vai ser lá, porque aqui eu já tenho minha clientela, é perto de casa e lá, vai ficar distante porque eu moro aqui perto. Mas se realmente tiver essa mudança, eu vou ter que ir, porque aqui é minha fonte de renda", disse.


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Já há duas décadas trabalhando no mesmo local, o comerciante Evangelino Ribeiro Freitas, destacou que cresceu no mundo pecuário sempre negociando gado. De acordo com ele, a mudança para o Parque de Exposições, pode não atingir o esperado.

"Esse espaço pra mim é tudo. Eu cresci aqui, é onde eu sobrevivo, cresci vendendo e comprando e vou levando minha vida. Se não tivesse esse espaço aqui, o pessoal não teria gado para repor, e realmente, é a partir daqui que muitas pessoas sobrevivem, como eu, enquanto uns vendem, outros compram, e assim vamos levando a vida. Aqui o espaço é mais localizado, e lá é local de rodovia, muito asfalto, não sei se naquela região pode ter muita procura para vender gado, e aqui não, é como se fosse uma roça, basta o prefeito olhar um pouco mais para o nosso espaço, consertar todos os currais, arrumar tudo direitinho, para que a feira aqui seja mais organizada", afirmou o comerciante ao Acorda Cidade.

De acordo com o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Pablo Roberto, o movimento na feira do Campo do Gado nos últimos anos, caiu bastante. Segundo ele, a ideia da transferência para um novo local partiu dos próprios comerciantes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

"Nós sabemos da importância que isso tem ao longo dos últimos 35 anos, desde a construção do parque lá no Campo do Gado Novo. Mas é notório que caiu bastante o movimento, inclusive, estávamos no cenário nacional como um dos maiores centros de comércio de bois, mas isso vem caindo ao longo do tempo. Existe um grupo ainda forte que resiste, mas durante visitas lá no espaço em um dia de segunda-feira, quando acontece a feira, eu conversei com um grupo de pessoas que comercializam lá, e eles me solicitaram que nós analisássemos com muito cuidado, com muita atenção, a possível transferência daquele comércio para o Parque de Exposições. Entre as alegações, estão a questão do acesso até o local, que muitas pessoas deixaram de comercializar lá por conta disso. Nós já conversamos com o prefeito Colbert Martins, ele foi simpático com isso, e ideia que ele nos deu, é que possamos continuar com este diálogo, porque o Parque João Martins da Silva, vai passar por um processo de revitalização e dentro das nossas ideias, é concluir o estudo que estamos fazendo lá no Campo do Gado, ouvindo toda a população daquela região, para que esta ideia possa ganhar mais corpo. Lá não tem o serviço específico do boi, temos artesanato que é muito forte, os acessórios para os animais, então estamos estudando tudo isso dentro do processo de revitalização", explicou.

 

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo o secretário Pablo Roberto, ainda não há uma previsão para definição desta possível mudança. A equipe técnica ainda está trabalhando no projeto arquitetônico.

"Nesse momento, temos uma equipe de engenheiros da prefeitura trabalhando com o projeto arquitetônico do Parque de Exposições. Nós temos também outra equipe da secretaria de Agricultura fazendo esse levantamento e isso leva um certo tempo. Estamos pesquisando toda a história do Campo do Gado, quem são esses produtores, como esses gados são comercializados, para onde vão, e a partir daí, apresentar ao prefeito uma nota técnica para que ele possa tomar uma decisão", afirmou.

Questionado  pelo Acorda Cidade sobre o acesso de veículos pesados carregados com animais, trafegando pela Avenida Nóide Cerqueira, o secretário destacou que essa situação também será considerada, uma vez que o acesso pela BR-324 está bloqueado.

"Essa é uma informação que eu ainda não tenho no momento, mas faremos também a abertura do Parque de Exposições pela Nóide Cerqueira. Isso já é um desejo antigo do prefeito, ele vem trabalhando muito nisso, tivemos aquela liminar que saiu por conta da Via Bahia que interditou o acesso pela BR-324, então em algumas exposições, em alguns eventos, utilizamos o acesso pela Nóide Cerqueira, e com relação a esta questão relacionada ao peso da carga que possa trafegar ali pela Nóide Cerqueira, não tenho essa informação, mas será discutido junto com o superintendente João Vianney e com a equipe do governo para saber como a gente pode buscar estas informações. Caso não ocorra essa possibilidade, iremos em busca de novas alternativas", concluiu.

Foto: Ed santos/Acorda Cidade

Leia também:

Parque de Exposições deverá ser transformado em centro de lazer, estudos e feiras ligadas ao agronegócio

Parque de Exposições passará por revitalização para atrair mais eventos após a pandemia

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade