BR-324

Trabalhadores da Nestlé protestam em frente à entrada da fábrica em Feira de Santana

O Sindialimentação está realizando assembleias durante todo o dia em frente a empresa.

02/09/2020 às 08h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Trabalhadores da empresa Nestlé realizaram uma assembleia na manhã desta quarta-feira (2), em frente à fábrica, na BR-324 em Feira de Santana para protestar contra a retirada de direitos. O objetivo é chamar a empresa para negociação e segundo a sindicalista Ana Gabriela, a Nestlé não está cumprindo o acordo coletivo que foi firmado no mês de abril.

Ela informou ao Acorda Cidade que durante todo o dia serão realizadas assembleias de acordo com os turnos de trabalho e a assembleia desta manhã reuniu cerca de 200 trabalhadores. Ana Gabriela relatou que a Nestlé está propondo a redução do valor do ticket alimentação e também de outros benefícios em até 50%.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós temos um acordo coletivo que era previsto para abril e hoje esse acordo coletivo ainda não aconteceu. Essa negociação não aconteceu devido a empresa está com a “desproposta” de retirada de benefícios. Reduzir em mais de 50% tudo que a gente já conquistou ao longo dos anos e por isso viemos hoje passar para a categoria. O sentimento é de indignação dos trabalhadores. O plano de saúde que a gente não pagava nada, estamos com a proposta de pagar 20% e isso já pesa no bolso do trabalhador. A empresa quer retirar o ticket alimentação em mais de 50%, reduzir o valor de R$675 para R$350. Não quer dar o aumento real a classe trabalhadora. Está produzindo mais, lucrando mais, contratou vários trabalhadores terceirizados e diz para o sindicato que não está tendo lucros, usa a justificativa da pandemia.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A sindicalista declarou que a indústria de alimentos não parou durante a pandemia e que a Nestlé contratou 150 trabalhadores terceirizados para suprir a falta dos que foram acometidos pela covid-19.

Após as assembleias o sindicato irá apresentar os encaminhamentos para a empresa.

O que diz a Nestlé

Ao Acorda Cidade a Nestlé informou que está em processo de negociação do novo acordo coletivo com o sindicato e que não comenta conteúdo de negociação em curso. Leia a nota na íntegra:

"A Nestlé e o sindicato estão em processo de negociação de novo Acordo Coletivo 2020/21. A negociação para renovação do acordo acontece anualmente e, em função do cenário, está sendo realizada por meio de frequentes reuniões virtuais. As conversas estão sendo mantidas em um diálogo aberto entre representantes da Nestlé, colaboradores e entidades sindicais. A empresa informa, ainda, que não comenta conteúdo de negociações em curso."

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade