Toque Esportivo

Feira de Santana é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O evento foi realizado na cidade de Barueri, estado de São Paulo.

19/05/2022 às 10h28, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

O município de Feira de Santana foi muito bem representado no último final de semana por duas crianças atletas que conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Jiu-Jitsu Infantil, edição 2022.

O evento foi realizado entre os dias 14 e 15 de maio no Ginásio José Correa, cidade de Barueri, no estado de São Paulo.

Rebeca Braz Passos, 12 anos, foi uma das atletas vencedoras do torneio. Ao Acorda Cidade, o pai dela, Mestre Jai, contou que a filha sempre teve o desejo de praticar o esporte desde muito pequena.

Foto: Arquivo Pessoal

“Rebeca começou a praticar o esporte com 4 anos de idade. Como eu tenho uma academia de luta, ela sempre lutou do meu lado e na primeira aula experimental de Jiu-Jitsu para criança, ela entrou para participar, gostou e daí em diante não perdeu mais o gosto. Ela treina o ano todo, mas é claro que quando as datas são divulgadas dos eventos, a gente já começa a focar. Geralmente quatro, cinco meses antes, a gente já começa a fazer o trabalho mais específico e direcionado para o campeonato”, explicou.

De acordo como o Mestre Jai, Rebeca participou de um evento onde reúne o maior número de atletas que praticam o Jiu-Jitsu.

Foto: Arquivo Pessoal

“Rebeca participou do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, o maior evento do mundo em termos de inscrições, um evento onde reúne o número maior de atletas de todos os níveis e de categorias em São Paulo. É um evento de grande porte, que acontece uma vez no ano. Conseguimos fazer a inscrição dela para que ela pudesse chegar lá e disputar entre as melhores do Brasil, as que se mais destacam durante o período anual. Rebeca conseguiu desenvolver ótimas lutas, ela conseguiu pontuar, não levou pontos, saiu invicta sem levar um ponto e conseguiu finalizar as adversárias. Ela veio treinando muito forte para este campeonato e já vinha desenvolvendo um trabalho para chegar lá e desenvolver um bom trabalho”, disse.

Rebeca foi bicampeã brasileira de Jiu-Jitsu na categoria Infanto-Juvenil leve, na faixa amarela.

Outro atleta que também representou o município de Feira de Santana foi Pedro Vinícius, 14 anos, que começou a praticar modalidades esportivas, como o Judô, com apenas 3 anos de idade.

Ao Acorda Cidade, o pai dele, Antônio Reinaldo Carneiro, contou que este foi o segundo evento que Pedro participou, sendo campeão brasileiro na categoria Infanto-Juvenil 2, na faixa verde leve.

Foto: Arquivo Pessoal

“Este o segundo ano que Pedro consegue participar desse evento. É o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, maior campeonato do mundo desta modalidade que acontece no Estado de São Paulo. A primeira vez que ele foi não representava a escola aqui de Feira de Santana, a gente tinha acabado de se mudar para cá, mas ele estava representando uma escola da cidade de Juazeiro e ficou em segundo lugar, foi vice-campeão em 2019 e agora em 2022 conseguimos subir ao pódio”, afirmou.

Ainda segundo Antônio, esta é uma conquista que não envolve apenas o atleta, mas toda equipe de preparação.

Foto: Arquivo Pessoal

“Eu costumo dizer que essa vitória de Pedro não é uma conquista individual, é uma conquista coletiva e muita gente envolvida neste processo. Ele tem um acompanhamento nutricional muito importante, que segue à risca. Ele é muito disciplinado e escolheu uma categoria que precisava fazer um esforço melhor para se manter naquela categoria. Pedro é um menino que já compete há muito tempo, já tem uma bagagem de competição, como Rebeca, e no ano passado ele foi campeão brasileiro escolar de luta olímpica estilo livre e campeão brasileiro escolar de luta greco-romana, isso foi uma novidade aqui para Bahia, e ele conquistou medalha de ouro nas duas modalidades”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade