Esporte

Com método inovador de concentração, feirense é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

O método De Rose Method aumenta a vitalidade, gerenciar o estresse e promover a capacidade de foco.

23/05/2022 às 07h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Marlos André | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Campeão do norte-nordeste, campeão europeu e vaga garantida no terceiro lugar do campeonato mundial de Jiu-Jitsu. Estas conquistas fazem parte da trajetória do atleta feirense Marlos André, professor de Jiu-Jitsu da Fábrica de Guerreiros, que iniciou a carreira ainda com 16 anos de idade.

Após uma pausa nas competições, Marlos decidiu retornar ao tatame como competidor. Ao Acorda Cidade, ele contou que não precisou pensar duas vezes para esta decisão, pois tinha o desejo de alcançar mais uma vitória.

“Eu comecei aos 16 anos de idade e não parei mais. Mantive uma rotina de treinos, e pelo que lembro, acho que nem durou um mês e já estava participando de competições. Antes da pandemia eu cheguei a parar um pouco, foquei no trabalho junto com minha equipe, mas não aguentei, resolvi retornar às competições porque tinha uma meta de conquistar mais um campeonato que ainda não tinha garantido. Procurei ajuda de profissionais para ter mais um suporte, e assim, eu alcancei esta vitória e graças a Deus, deu certo”, informou.

O suporte a que Marlos se referiu, trata-se do De Rose Method, um programa para aumentar a vitalidade, gerenciar o estresse e promover a capacidade de foco.

De acordo com Marlos, as técnicas utilizadas, foram de suma importância no momento das competições.

“Eu posso dizer que é um fator primordial para o atleta, porque trabalha com toda a parte evolutiva, ajuda na mentalização, na questão de buscar um foco, uma concentração maior na hora que estou lutando. E com isso, eu tive ótimas respostas, principalmente na hora de executar as técnicas e fazer os movimentos que decidem na luta, existe até uma facilidade maior em poder visualizar as coisas. Depois que eu comecei a praticar as técnicas, a minha concentração aumentou bastante, tive um controle na minha respiração que é muito importante, ainda mais durante as lutas, porque ali no momento, o lutador não controla as emoções, e com isso dificulta ganhar uma luta. Então, este controle emocional que é utilizado através do método, é sensacional”, declarou.

Juliana Xavier | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Juliana Xavier é coach do De Rose Method. Ao Acorda Cidade, ela contou que o programa foi criado desde a década dos anos 60, possibilitando aos atletas, um aprimoramento de produtividade.

“Este programa é altamente completo, e foi sistematizado na década de 60 pelo professor De Rose, então a gente se propõe a um método de qualidade de vida, ou seja, um ensino de vida com técnicas e conceitos que irão maximizar o rendimento na profissão, na alta performance do esporte como é o caso de Marlos. Então a gente ver que Marlos é um atleta de alta performance, mas nossos ensinamentos são muito abrangentes e podem ser utilizados para várias áreas, então como De Rose Method é um programa completo como Marlos explicou, aumenta a vitalidade, gerencia o estresse e que foi o fator primordial no decorrer das lutas dele e também promove essa capacidade de foco”, disse.

Ainda segundo Juliana Xavier, este método também pode ser aplicado para outros profissionais, e até mesmo adolescentes já estão praticando algumas performances.

“Neste caso, Marlos é um campeão, é um atleta, mas a gente tem um trabalho com empresários, com pessoas que tem um alto nível de estresse, que precisam de gerenciamento melhor do seu estresse, e quando a gente fala de autoconhecimento, a gente precisa entender que a cada degrau que subimos, assumimos um compromisso de passar esse conhecimento aprendido adiante. Então o De Rose Method, é apenas recomendado para pessoas acima de 18 anos, mas existe a procura de pais de adolescentes que estão preocupados com essas técnicas de meditação nessa questão de adaptação. Então a gente montou um programa que a gente chama de acelerador do desenvolvimento emocional, que é focado nos adolescentes. A gente construiu este acelerador dividido em 12 etapas onde iremos estar administrando aulas de alta performance física mental e corporal, além de exercícios respiratórios”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade