Bahia

Técnicos do Espírito Santo conhecem plano de longo prazo da Bahia

Segundo Ranieri Muricy, Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, o estado da Bahia que tem um legado no que tange ao planejamento governamental no país.

15/10/2019 às 08h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Técnicos da área do planejamento do estado do Espírito Santo realizaram uma vista à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), na segunda-feira (14), onde conheceram, com maiores detalhes, o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 (PDI 2035), o plano de longo prazo para o estado. Os representantes do governo capixaba conheceram ainda o Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica da Bahia (Sepege), além de elementos da política territorial do estado.

De acordo com a Subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos do Governo do Espírito Santo, Joseane Zoghbl, o interesse na experiência baiana surgiu a partir da apresentação do secretário Walter Pinheiro durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), realizada em Vitória-ES, em setembro deste ano. “A intenção é conhecer mais profundamente o planejamento de longo prazo da Bahia, já que estamos na fase de construção do nosso plano. A ideia, então, é aprofundar um pouco mais sobre a metodologia utilizada e como foi feita a participação popular”, explica.

Segundo Ranieri Muricy, Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, o estado da Bahia que tem um legado no que tange ao planejamento governamental no país. “Esperamos contribuir com a organização do planejamento em outros estados. O PDI é uma experiência exitosa do estado da Bahia que outros estados já começam a vislumbrar como algo importante para a retomada do planejamento no Brasil, que durante décadas foi sepultado por conta das contingências políticas e crises econômicas”, avalia.

O objetivo do PDI Bahia 2035 é pensar numa estratégia de longo, médio e curto prazo para o estado, apontando potenciais vetores de desenvolvimento, guiando a ação do estado para a visão de futuro definida nas diretrizes e metas do Plano Estratégico e oferecendo elementos objetivos que norteiem a elaboração dos próximos planos plurianuais, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Leis Orçamentárias Anuais (LOA), planos setoriais e planos estratégicos organizacionais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade