Bahia

Sesi amplia oferta de testes de Covid-19 para indústrias baianas

Instituição realizará 50 mil testes rápidos que detectam anticorpos contra o Coronavírus.

16/06/2020 às 14h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) começou a realizar testes rápidos de Covid-19, que detectam anticorpos contra o coronavírus (SARS n-Cov-2) em indivíduos que não apresentam sintomas, mas que tiveram contato prévio com o vírus. No total, 50 mil testes serão realizados, em parceria com um laboratório de análises clínicas, em trabalhadores de indústrias na Bahia. Com isso, a instituição amplia a testagem de Covid-19 para a indústria, disponibilizando o teste rápido IgM/IgG e também o exame RT PCR, indicado para o diagnóstico em pessoas com sintomas e no início da doença.

A realização dos testes rápidos em massa é recomendada para a tomada de decisão dos gestores no planejamento das ações para enfrentamento da pandemia. “O Sesi tem apoiado as empresas na implementação de protocolos de prevenção ao contágio e à disseminação do vírus. E neste cenário de pandemia, o teste rápido é um instrumento estratégico para os gestores atuarem de forma preventiva”, ressalta o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi Bahia, Amélio Miranda.

O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, acredita que o serviço é importante para o planejamento do retorno às atividades. "Desde o início da pandemia, a Bahiagás vem adotando diversas medidas preventivas para preservar a saúde dos seus trabalhadores. A ideia, agora, é realizar os testes de detecção do coronavírus, tanto nos que estão atuando em campo como nos que estão em home office, incluindo os colaboradores terceirizados. Esta ação tem o objetivo de entender o cenário atual do nosso quadro de profissionais em relação à Covid-19 e será fundamental para um planejamento de retorno às atividades normais”, afirma.

Como boa parte da população saudável que teve contato com o vírus não apresenta sintomas, o teste rápido é importante para identificar essas pessoas. “Conhecer o perfil de imunidade da população de trabalhadores e manter as medidas protetivas de combate à disseminação do vírus e propagação da doença possibilitará reduzir o impacto da pandemia na atividade econômica empresarial”, afirma a gerente de Saúde do Sesi Bahia, Cristina Pacheco.

Parceira do Sesi desde 2006, a empresa T&A Pré-Fabricados, da cadeia da construção civil, realizou a testagem em funcionários que apresentaram sintomas de Covid-19 e haviam sido afastados das atividades. “O Sesi tornou viável para o setor industrial a realização do teste nos funcionários, o que traz uma grande segurança para eles neste retorno ao trabalho, como também permite que a empresa faça um mapeamento dos colaboradores que já tiveram contato com o vírus. É um serviço bastante importante para o momento que estamos vivendo, que pretendemos ampliar para o maior número possível de funcionários em breve”, afirma a diretora da empresa, Silvia Almeida.

Os testes rápidos oferecidos pelo Sesi Bahia usam tecnologia via internet, que permite acesso ao resultado do exame por meio de um laudo assinado pelo responsável técnico do laboratório, em cerca de 20 minutos.

Realizados a partir de amostras de sangue dos pacientes, os testes sorológicos detectam a presença das imunoglobulinas IgM e IgG, anticorpos produzidos pelo organismo, em resposta ao contato com o vírus. “O teste oferecido pelo Ssesi, além de fácil aplicabilidade e baixo custo, possui características de desempenho importantes, sensibilidade para IgG de 100% e para IgM de 85%”, destaca Amélio Miranda.

As empresas interessadas no serviço devem fazer o cadastro na página do Ssesi Saúde (https://www.sesisaudeba.com.br/contra_o_coronavirus), onde também podem obter mais informações.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade