Bahia

Senai Cimatec e Russer vão produzir no brasil ventilador pulmonar desenvolvido pela Nasa

Cimatec e Russer estão entre as 28 licenciadas selecionadas pela Nasa para produzir o equipamento

20/08/2020 às 07h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Senai Cimatec e a indústria da área de saúde Russer apresentam à imprensa, na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, às 14h30, um novo modelo de ventilador pulmonar. O equipamento foi projetado por uma equipe de engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa e foi batizado pela agência aeroespacial norte-americana de Vital, da sigla em inglês de Ventilator Intervention Technology Accessible Locally.

A Nasa realizou chamada pública para licenciar a tecnologia e atraiu 331 empresas do planeta e 30 do Brasil. Do total, 28 foram selecionadas – 9 delas dos EUA e 2 no Brasil (Cimatec e Russer) – para desenvolver e fabricar o produto. A agência norte-americana liberou a patente do equipamento durante a pandemia, dispensando os royalties.

O Senai Cimatec, instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e a Russer, indústria de equipamentos médicos, foram selecionadas no Brasil para fazer a nacionalização do produto e firmaram parceria para realizar melhorias e adequá-lo às especificações nacionais. Aqui, o ventilador pulmonar ganhou o nome de VIDA e foi o primeiro a ser homologado no mundo.

Um dos objetivos do Senai Cimatec com essa parceria será arrecadar recursos de instituições e empresas para doar cerca de 50 ventiladores para os estados e os municípios brasileiros. A Russer, que tem mais de 35 anos de experiência na indústria médica, será a fabricante do equipamento. A empresa concentrou esforços no processo de homologação com a Anvisa, obtida na última segunda-feira,17/08, e na preparação para produção em escala em sua fábrica em Indaiatuba, no estado de São Paulo.

Para oficializar o lançamento do Respirador VIDA, Senai Cimatec, Russer e Nasa farão coletiva presencial e on-line à imprensa, com a presença dos representantes das três instituições, além da equipe técnica responsável pelo aprimoramento do respirador.

O QUE: Lançamento do Respirador Pulmorar VIDA e coletiva à imprensa

QUANDO: Segunda-feira, dia 24/8, às 14h30

ONDE: SENAI CIMATEC, Av Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador CREDENCIAMENTO: [email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade