Feira de Santana

Seminário de Música do Cuca completa 59 anos de fundação nesta quinta-feira (25)

Atualmente o projeto conta com 10 servidores e 20 professores.

25/03/2021 às 08h39, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Fundado em 1962, o Seminário de Música do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), completa nesta quinta-feira (25), 59 anos de existência. Com projetos voltados para a educação musical de crianças, jovens e adultos, as aulas que acontecem de forma presencial, por conta da pandemia, estão sendo realizadas pela internet.

O coordenador do Seminário, Vandson Nascimento, informou ao Acorda Cidade, que atualmente o projeto conta com 10 servidores e 20 professores. Antes da pandemia, cerca de duas aulas eram realizadas no Cuca, viabilizando o acesso à formação para as três faixas etárias.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Atendemos aqui desde crianças, jovens e adultos. Temos esse objetivo de viabilizar o acesso da formação musical para estas pessoas. As aulas acontecem de forma presencial, mas infelizmente tivemos essa parada por conta da pandemia e acontecem duas vezes na semana. Para participar desse projeto, basta acessar o portal do Cuca e realizar a inscrição e logo em seguida, realizar a matrícula, mas por enquanto nesse momento em que as aulas presenciais estão suspensas e esperamos que tenhamos um retorno mais rápido possível, estamos apenas com as aulas online, um processo pouco diferente do presencial", informou.

Para Vandson, celebrar mais um ano de existência do Seminário é consagrar tudo que já foi conquistado durante todo esse período através da dedicação e do amor com a música.

"Acredito que a importância nesse momento é consagrar tudo que já conseguimos durante toda nossa experiência, nossa dedicação e amor. Estamos promovendo, fomentando a arte, desenvolvendo a cultura aqui em nosso município e somos uma instituição que é referência no ensino da formação musical, tanto que assim a maioria das escolas particulares, possuem professores que vieram do Seminário de Música. Temos artistas no mundo inteiro a exemplo das grandes orquestras e temos exemplos de pessoas que decidiram participar do projeto para realizar um sonho de tocar piano que jamais poderia pagar uma escola particular ou um professor particular, assim como tocar no piano de cauda que custa muito caro e temos esse piano aqui, e muitos tiveram a oportunidade de tocar nesse instrumento musical. Este é um projeto que realizamos aqui no Cuca, conseguindo realizar estes sonhos e isso se torna grandioso", afirmou.

Enquanto coordenador a frente do projeto, Vandson explicou que este é um momento muito gratificante, mesmo sabendo que antes da atual gestão, já passaram outros coordenadores, mas o propósito foi continuado.

"É muito gratificante para mim, uma honra ter conseguido desenvolver e continuar com este projeto. Antes de mim, tiveram outros coordenadores que também desempenharam essa função e na verdade, a gente só faz a condução, pois somos uma equipe, existem funcionários, existem professores, existe um diretor e tudo isso está entrelaçado e estou apenas a frente desse projeto e nesse momento para conduzir esse Seminário, é mérito de toda a equipe", afirmou Vandson.

Ainda segundo o coordenador do Seminário, a música consegue minimizar efeitos psicológicos afetados durante essa pandemia, realizando um controle mental.

"A música consegue minimizar alguns efeitos psicológicos, ela dá mais fluidez, deixa a vida mais leve. Eu acho que é nesse sentido, pois estamos cada vez mais tensos dentro de casa com toda essa situação, precisamos de leveza, precisamos de um controle psicológico, um controle mental e a atividade com a música desperta essa calma, ela traz alegria, entretenimento e integra, ela nos une e isso é perfeito nesse momento que estamos vivendo", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade