Uefs

Semana de Letras da Uefs tem início celebrando a literatura, cultura e arte da região

A Semana de Letras será o primeiro evento em formato híbrido da Uefs.

09/11/2021 às 08h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A XVIII Semana de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começou na manhã de segunda-feira (8) com o tema "Portal das Letras: Caminhos e vivências da escrita e linguagem no sertão", trazendo os saberes e talentos de Feira de Santana e região através da produção de cultura, arte e literatura.

O evento é uma realização do Diretório Acadêmico de Letras (Dalet) e do Departamento de Letras e Artes da Uefs (DLA/Uefs), e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana em parceria com a Produtora cultural "Pipas Liter'arts".

A mesa de abertura teve a participação da diretora do Dalet, professora doutora Norma Almeida, da coordenadora da Propaae, Renata Souza, da Pró-reitora de Extensão, professora doutora Rita Brêda e de Eckxs Camões, coordenador geral do evento. A conversa foi mediada pela acadêmica de letras Paula Vessio. A intervenção artística ficou por conta da cantora e estudante de Letras, Gabe Araújo, cantando o hino da cidade de Feira de Santana.

O evento teve a participação especial do cantor e compositor, Carlos Pitta, que foi entrevistado por Felipe Lisonjeado, coordenador do Dalet e produtor cultural. Pitta, que cedeu sua composição 'Todos os Caminhos levam a Feira de Santana' para tema do evento, contou a sua trajetória músico-cultural na região de Feira de Santana, sua paixão pela Uefs e pelo curso de Letras. Ainda se emocionou com o poema declamado em sua homenagem pelo escritor Roberval Pereyr.

Semalet

A XVIII Semalet está programada para 8 a 12 de novembro, e contará com mesas, palestras, oficinas e minicursos, apresentações de trabalhos e intervenções artísticas. Os escritores Roberval Pereyr, Cláudia Gomes e Cíntia Portugal, os artistas visuais Priscila Lopes, Igor Rodrigues e Jean Lima, e a Diretora da Escola de Belas Artes da Ufba, Nanci Novais, participarão das atividades durante a semana. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade que se interesse pela arte, cultura e literatura.

Será o primeiro evento em formato híbrido da Uefs, pois a sua conferência de encerramento será transmitida diretamente do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, no dia 12 de novembro, às 15 horas, seguindo todos os protocolos sanitários. Para Felipe Lisonjeado, a Semana de Letras executa um papel importante para a comunidade e a produção cultural do município. Ele afirma que "o nosso evento é uma grande ciranda cultural para falar das multiplicidades artísticas e educativas de nossa cidade".

A programação será transmitida no canal do Youtube do Diretório Acadêmico de Letras "DALET UEFS – ESCREVIVÊNCIAS" (https://www.youtube.com/c/DALETUEFSESCREVIV%C3%8ANCIAS), e determinadas atividades ocorrerão em salas do Google Meet.

Para acompanhar a XVIII SEMALET acesse o instagram, (www.instagram.com/dalet.uefs) ou o site do evento (https://doity.com.br/xviiisemana-de-letras-da-uefs–semalet), onde também são realizadas as inscrições para ouvinte e para participação nos minicursos e oficinas.

Veja programação completa AQUI.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade