Feira de Santana

Semáforos em modo intermitente dão mais segurança a condutores e pedestres

Diariamente, o sistema é ativado para três faixas horárias distintas.

03/02/2022 às 16h08, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Visando dar mais segurança viária e minimizar riscos a pedestres e condutores, 51 semáforos nas principais ruas e avenidas de Feira de Santana estão programados para funcionar à noite em modo intermitente – amarelo piscante – em horários de menor fluxo de veículos.

Diariamente, o sistema é ativado para três faixas horárias distintas – das 22h às 5, 23h às 5h e de 1h às 5h – definidas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). As adequações consideram as condições de tráfego do sistema viário local

Em toda a extensão da avenida Getúlio Vargas, por exemplo, as sinaleiras estão ajustadas para ficarem intermitentes de 1h às 5h – exceto no cruzamento com a avenida Senhor dos Passos com alerta entre 23h e 5h.

Já o condutor ao trafegar pelas avenidas Maria Quitéria e Presidente Dutra encontrará as sinaleiras piscando em amarelo das 23h às 5h. Somente nos cruzamentos com a Praça Jackson do Amauri, Senhor dos Passos e a Praça da Matriz o funcionamento intermitente entre 1h e 5h.

Nas avenidas José Falcão, Adenil Falcão e nas ruas Senador Quintino, Castro Alves, Barão de Cotegipe e Dr. Olímpio Vital os sinais em amarelo piscante começam às 22h e encerram 5h.

Entretanto, o superintendente de Trânsito Cleudson Almeida adverte que, mesmo com o semáforo intermitente, o condutor deve dar preferência de travessia ao pedestre, além de respeitar o limite de velocidade que não deixa de ser fiscalizado eletronicamente [24 horas] por radares.

“É uma possibilidade permitida para travessia de veículos que requer a máxima atenção em ambos os sentidos da via”, explica.

RECOMENDAÇÃO

Em casos de as sinaleiras não estiverem piscando em amarelo à noite, recomenda-se que o motorista controle a velocidade do veículo até atingir o cruzamento na abertura do semáforo na fase verde.

Ainda, é mais prudente utilizar as faixas de trânsito centrais (pois as laterais são as mais visadas) e deixar sempre uma distância de segurança do veículo à frente.

 

As informações são da Secom de Feira de Santana
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade