Bahia

SEI divulga análise de volume de serviços na Bahia

Volume de serviços na Bahia decresceu de 3,2% no mês de dezembro e acumula retração de 3,3% em 2018.

15/02/2019 às 15h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos de Sociais da Bahia (SEI) em âmbito estadual, o volume de serviços da Bahia retraiu 2,0% no mês de dezembro de 2018, em relação ao mês imediatamente anterior. Essa é a sexta variação negativa do ano, sendo o sexto estado, que registrou a variação negativa mais expressiva entre 27 unidades federativas observadas, impactando negativamente no resultado nacional (0,2%).

Após apresentar um descolamento em relação ao resultado do Brasil no ano passado, a partir do mês de março de 2018, a Bahia volta a acompanhar o ritmo nacional. No mês de dezembro, a Bahia mantém a tendência de queda iniciada no mês de setembro (-0,6%). Em sentido oposto, o Brasil saiu de uma variação negativa em setembro (-0,4%), para expansão (0,1%) em outubro, com estabilidade (0,0%) em novembro, e ampliação de 0,2% em dezembro, conforme pode ser visualizado no gráfico acima.

Análise Setorial – O volume de serviços retraiu 3,2% em relação ao mesmo mês do ano de 2017. Das cinco atividades, três puxaram o volume de serviços para baixo, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades: Outros serviços (-27,0%); Serviços de informação e comunicação (-12,4%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,5%). Por outro lado, as atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,3%); e Serviços prestados às famílias (0,9%) expandiram.

O resultado acumulado do volume no ano retraiu 3,3% em relação ao mesmo período de 2017. Nesta análise, por ordem de magnitude, a atividade de Serviços de informação e comunicação (-11,9%) apontou a mais expressiva variação negativa, seguida por Outros serviços (-10,6%); e Serviços prestados às famílias (-1,7%). Em sentido oposto, as atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%); e Transportes, serviços auxiliares aos auxiliares aos transportes e correio (0,2%) ampliaram o volume nessa análise.

Análise da Receita Nominal de Serviços – A receita de serviços avançou 1,3% em relação ao mesmo mês do ano de 2017. Das cinco atividades, três puxaram a receita nominal de serviços para cima, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, com destaque às atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,4%); Serviços prestados às famílias (3,8%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,2%). Em sentido oposto, às atividades de Outros serviços (-23,7%); e Serviços de informação e comunicação (-12,0%) pressionaram o indicador para baixo.

Sobre a receita nominal, no acumulado do ano de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, marcou expansão de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,9%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%); e Serviços prestados às famílias (0,7%). Por outro lado, às atividades que apontaram retração, foram Serviços de informação e comunicação (-11,9%), seguidos pelas atividades de Outros serviços (-7,4%).

Análise Regional – O resultado registrado no volume de serviços por Unidades da Federação, entre janeiro e dezembro de 2018, na comparação com igual período de 2017, vinte e três unidades contabilizaram variações negativas, com destaque para Tocantins (-7,5%), Ceará (-7,1%), Rio Grande do Norte (-6,8%), Amapá (-6,7%) Acre (-6,0%), e Sergipe (-4,6%). A Bahia registrou queda de 3,3% ocupando a 9ª posição entre os estados que marcaram as maiores retrações. Por outro lado, as unidades que contribuíram positivamente para o resultado nacional no volume foram: São Paulo (2,1%), Santa Catarina (1,7%), Distrito Federal (1,3%) e Mato Grosso (0,1%).

Na mesma análise, as principais Unidades da Federação que expandiram a receita nominal de serviços foram: Mato Grosso (5,4%), Santa Catarina (4,9%), São Paulo (4,7%) e Maranhão (3,4%). Por outro lado, as principais unidades que puxaram a receita para baixo foram: Amapá (-5,3%), Acre (-5,1%), Ceará (-4,2%), Rio Grande do Norte (-3,6%), e Tocantins (-3,3%).

Análise Regional das Atividades Turísticas – O volume das atividades turísticas , quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, avançou 1,5% no Brasil. Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pelas variações positivas de Ceará (13,5%), São Paulo (5,3%), e Rio de Janeiro (2,2%). Em contrapartida, as principais retrações, por ordem de magnitude foram: Paraná (-9,9%), Rio Grande do Sul (-5,4%), Minas Gerais (-3,7%), e Distrito Federal (-1,9%). Nessa análise a Bahia marcou retração de 1,3%. No acumulando no ano, o Brasil ampliou 2,0%, enquanto que a Bahia marcou queda de 1,5% em relação ao ano passado.

A receita nominal das atividades turísticas, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, cresceu 8,3% no Brasil. Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pelas variações positivas observadas no Ceará (19,0%), São Paulo (12,2%), e Distrito Federal (9,7%). Nessa análise a Bahia marcou avançou 6,4%. No acumulando no ano, tanto o Brasil (4,5%) com a Bahia (2,8%) registraram expansão, em relação ao ano de 2017.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade