Polícia

Segurança na Internet é tema de palestras para alunos do Colégio da Polícia Militar

A coordenadora disse ainda que as delegacias estão autorizadas a realizar boletim de ocorrência, em casos de crimes na internet e citou alguns exemplos recentes ocorridos na cidade.

29/09/2015 às 16h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em parceria com o Ministério Público da Bahia, o Colégio da Polícia Militar, CPM/Diva Portela, em Feira de Santana, através do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos – Nucciber, realizou nos dias 28 e 29, pelo período da manhã, palestras para os alunos da instituição, sobre o tema Segurança na Internet.

A coordenadora administrativa do Nucci, Elizangela Lopes, em sua explanação, abordou temas relacionados às condutas na Internet; sexting (divulgação de conteúdos eróticos e sensuais, através de celulares); os cuidados com a superexposição da imagem, pedofilia; bullying; suas consequências e leis.

A coordenadora disse ainda que as delegacias estão autorizadas a realizar boletim de ocorrência, em casos de crimes na internet e citou alguns exemplos recentes ocorridos na cidade. “Oriento aos pais que fiscalizem e observem o acesso dos seus filhos na Internet e redes sociais. Além disso, estabeleçam limites”, disse Elizangela Lopes.

Segundo Beatriz Barbosa, aluna do 3ª ano, o assunto abordado trouxe uma reflexão para os cuidados com a exposição e preservação da imagem. Ela lembrou que uma amiga passou por algo semelhante. Na ocasião, a vítima contou com a ajuda dos pais e recorreu à Justiça.

O diretor do CPM, tenente coronel PM Augusto César Magnavita, juntamente com o serviço de psicologia do Colégio, garante que as palestras serão continuadas na Instituição, com o intuito de evitar todo e qualquer crime relacionado à Internet e orientar o corpo discente acerca dos direitos garantidos.

A psicóloga soldado PM Adilélia disse que a iniciativa partiu da observação do comportamento dos alunos, em meio ao uso da tecnologia através dos celulares, e busca prevenir o bullying e o cyberbullying.

A Lei nº 2.126/11, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para uso da Internet no Brasil. A norma regula a privacidade da rede, proibindo o acesso de terceiros a dados e correspondências ou comunicação, garantindo a liberdade de expressão e a proteção aos dados pessoais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade