Polícia
Segurança na Internet é tema de palestras para alunos do Colégio da Polícia Militar
A coordenadora disse ainda que as delegacias estão autorizadas a realizar boletim de ocorrência, em casos de crimes na internet e citou alguns exemplos recentes ocorridos na cidade.
29/09/2015 às 16h23, Por Kaio Vinícius
Acorda Cidade
Em parceria com o Ministério Público da Bahia, o Colégio da Polícia Militar, CPM/Diva Portela, em Feira de Santana, através do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos – Nucciber, realizou nos dias 28 e 29, pelo período da manhã, palestras para os alunos da instituição, sobre o tema Segurança na Internet.
A coordenadora administrativa do Nucci, Elizangela Lopes, em sua explanação, abordou temas relacionados às condutas na Internet; sexting (divulgação de conteúdos eróticos e sensuais, através de celulares); os cuidados com a superexposição da imagem, pedofilia; bullying; suas consequências e leis.
A coordenadora disse ainda que as delegacias estão autorizadas a realizar boletim de ocorrência, em casos de crimes na internet e citou alguns exemplos recentes ocorridos na cidade. “Oriento aos pais que fiscalizem e observem o acesso dos seus filhos na Internet e redes sociais. Além disso, estabeleçam limites”, disse Elizangela Lopes.
Segundo Beatriz Barbosa, aluna do 3ª ano, o assunto abordado trouxe uma reflexão para os cuidados com a exposição e preservação da imagem. Ela lembrou que uma amiga passou por algo semelhante. Na ocasião, a vítima contou com a ajuda dos pais e recorreu à Justiça.
O diretor do CPM, tenente coronel PM Augusto César Magnavita, juntamente com o serviço de psicologia do Colégio, garante que as palestras serão continuadas na Instituição, com o intuito de evitar todo e qualquer crime relacionado à Internet e orientar o corpo discente acerca dos direitos garantidos.
A psicóloga soldado PM Adilélia disse que a iniciativa partiu da observação do comportamento dos alunos, em meio ao uso da tecnologia através dos celulares, e busca prevenir o bullying e o cyberbullying.
A Lei nº 2.126/11, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para uso da Internet no Brasil. A norma regula a privacidade da rede, proibindo o acesso de terceiros a dados e correspondências ou comunicação, garantindo a liberdade de expressão e a proteção aos dados pessoais.
Mais Notícias

Feira de Santana
Secretária confirma realização da Conferência Municipal de Educação
De acordo com Anaci Paim, cada município possui um calendário a ser seguido.
06/12/2023 às 21h20

Feira de Santana
Filho pede doações para continuar tratamento da mãe que sofreu dois AVCs
Quem deseja fazer uma doação pode encontra as formas de contribuir direto no perfil @sercaio.luz
06/12/2023 às 20h31

Bahia
Promotor Pedro Maia é eleito procurador-geral de Justiça do MP-BA
Ele foi aclamado com 569 votos, alcançando 98% dos 582 eleitores que votaram na eleição. Natural de Salvador, Pedro Maia...
06/12/2023 às 19h39

Feira de Santana
Mãe de recém-nascido encontrado no bairro Papagaio alega não ter condições para criar filho, diz delegado
A genitora informou que se arrependeu e retornou ao local, mas não encontrou o filho.
06/12/2023 às 18h04

Feira de Santana
Polícia Civil de Feira de Santana prende homem foragido da justiça há 15 anos
A prisão foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios, juntamente com policiais da Operação Paz.
06/12/2023 às 18h04

Preparação para o Natal
Espetáculo de música e luzes abre as portas do Natal de Feira
Programação diversificada vai atrair as famílias entre os dias 14 e 22.
06/12/2023 às 17h36