Feira de Santana

Secretário de saúde diz que a Bahia vai reestruturar rede hospitalar em todo o estado

Ele fez uma palestra durante a 7ª mostra de pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade.

26/09/2019 às 13h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

O governo da Bahia vai melhorar a rede hospitalar que atende a média e a alta complexidade. Estão sendo investidos quase 1 bilhão de reais e nos próximos anos os hospitais de pequeno porte também serão beneficiados. A informação foi dada pelo secretário estadual da saúde Fabio Villas Boas.

Ele fez uma palestra no auditório do Sest Senat para estudantes e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e faculdades particulares, além de servidores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) durante a 7ª mostra de pesquisa do hospital.

Questionado sobre a falta de leitos de maternidade em Feira de Santana, Fabio Villas Boas disse que a Prefeitura não consegue resolver essa situação. “Construímos uma maternidade de 100 leitos dentro do Hospital Estadual da Criança. A obrigação de prover parto para a população de Feira de Santana é da prefeitura, que nunca resolveu isso. O Hospital da Mulher não fez nem dois terços dos partos que deveria fazer da população de Feira de Santana”, afirmou.

Mostra de pesquisa do HGCA

A coordenadora da mostra de pesquisa do HGCA, Janaina Silva, falou sobre o projeto. Segundo ela, 93 trabalhos foram inscritos, sendo 87 aprovados, oito direcionados para a comunicação oral e 79 para categoria pôster.

“Esse projeto tem o objetivo de estimular a produção cientifica realizada por estudantes, professores e trabalhadores de saúde na unidade HGCA. O tema desse ano é Implementação dos Resultados das Pesquisas na Rede de Atenção a Saúde, Desafios e estratégias. A gente tem dois eixos temáticos dentro da mostra, que é produção do cuidado em saúde na unidade hospitalar e gestão e avaliação na unidade hospitalar. Dentro desses eixos os autores se inscrevem e temos pesquisas multidisciplinares”, afirmou.

Obra do Clériston 2 segue em ritmo normal, diz engenheiro

O secretário de saúde Fabio Vilas Boas ainda visitou as obras do hospital Clériston Andrade 2 na manhã desta quinta-feira (26), acompanhado dos deputados federal José Neto e estadual Robson Almeida.
Segundo avaliação do engenheiro Tiago Mendonça Pacheco, da Conder, responsável pela obra, a construção segue em ritmo normal. Segundo ele, em maio ou junho de 2020, o novo hospital estará pronto.

“O prazo está sendo bem atendido, algumas interferências normais de projeto estão sendo discutidas, mas nosso prazo está sendo atendido. Em um espaço foi concentrado toda a parte técnica de funcionamento do Clériston Andrade, no térreo vai ter um sistema de bioimagem, no primeiro andar vai funcionar 40 unidades de tratamento intensivo e no último andar vai funcionar 11 novos centro cirúrgicos. A conclusão está prevista para maio ou junho, imprevistos podem ocorrer, mas o cronograma está sendo atendido e é provável que não fuga do prazo estabelecido”, afirmou. 

R$ 130 mil em equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, ainda fez a entrega de uma mesa cirúrgica e um sistema completo de anestesia para o Hospital Dom Pedro de Alcântara, unidade da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, que alcança o investimento de R$ 130 mil. De acordo com o titular da pasta da Saúde, a unidade vem se destacando nacionalmente na área de transplantes renais, já tendo realizado 228 procedimentos desse tipo com sucesso.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade