Feira de Santana

Secretário de Planejamento diz que vereador deve apresentar estudos técnicos sobre demolição da estação do BRT

Ao Acorda Cidade, o secretário Carlos Brito, informou que ainda não tem conhecimento do requerimento apresentado pelo vereador.

11/05/2022 às 14h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Na última sexta-feira (6), o vereador Edvaldo Lima (MDB) durante o uso na tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, afirmou que a estação do BRT da Avenida João Durval Carneiro, próximo à feira da Estação Nova, pode se tornar um fator de risco para ocorrência de acidentes.

Ainda de acordo com o vereador, as construções do BRT foram feiras em locais impróprios e destacou que foi dinheiro público jogado na lata de lixo, pela falta de planejamento do Executivo.

Na manhã de ontem (10), o vereador informou na Câmara Municipal, que irá acionar a Justiça, caso a prefeitura não realize a demolição dentro de 60 dias, através do requerimento de nº 145/2022, aprovado na Casa da Cidadania.

Ao Acorda Cidade, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, informou que ainda não tem conhecimento do requerimento apresentado pelo vereador, e destacou que todo projeto foi realizado por especialistas.

"Eu não tenho qualquer conhecimento dessa atitude do vereador, eu ainda não li este requerimento, acredito que fazer uma proposta dessa na Câmara, é um direito que o assiste, mas nós temos que entender que o projeto foi feito por especialistas, e pelo que me consta, a obra ficou pronta e agora é uma decisão operacional. Nunca ouvi falar nesta possibilidade de ser demolido ou de jogar o dinheiro público fora, eu não posso afirmar sobre isso", explicou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo o secretário, o vereador deve apresentar estudos técnicos que comprovem que a estação é um fator de risco para acidentes.

"É importante a gente separar o que é achismo e o que é algo comprovado. Se ele acha que este equipamento público vai causar acidentes, é preciso apresentar estudos que comprovem esta afirmação, para que assim, justificar qualquer ato que seja tomado no futuro. Essa é uma decisão que requer estudos e uma demolição como esta, irá causar grandes prejuízos", concluiu.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Edvaldo Lima, explicou que a solicitação foi feita pela própria população, devido aos constantes acidentes que estão acontecendo na região, e questionou que tipo de análise foi feita antes da construção.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"A minha solicitação, é uma solicitação da própria população por conta dos acidentes que estão acontecendo naquela região. Não só naquela localidade, como também em outros pontos mais na frente, no qual, o próprio secretário informou que houve uma análise do planejamento, mas fica o meu questionamento, que tipo de análise foi feita, que não deu a altura necessária para um transporte alto passar ali sem ter acidente? Já tiveram vítimas atropeladas naquela região, acidentes com moto, com carros, então gostaria de saber, quais foram as análises que a equipe de engenharia fez ali. Eu até chamo aquela estação de 'Casa de Pombo', pois fizeram uma estação na descida de um viaduto, onde o motorista não tem a devida visibilidade. Colocamos este requerimento de nº 145 aprovado por unanimidade aqui nesta Casa, solicitando a demolição", disse.

Ainda segundo o vereador, a solicitação não é com base no 'achismo', e sim, em poder defender a vida humana.

"Não é achismo como ele está dizendo, é questão de vida, de defender a vida. Se o secretário não tem essa visão de defender os valores da vida, eu tenho o dever de defender a população de Feira de Santana. Observe não tem nem faixa de pedestre, então eu tenho que defender a vida da população, e eu peço ao secretário que compareça lá agora nesse momento para verificar de perto. Eu tenho um respeito muito grande pelo secretário, é uma pessoa muito competente, mas quem ele buscou para fazer o serviço ali, para analisar a engenharia, não teve a competência, é tanto que instalaram do lado do alambrado, cones da SMT para não ter acidentes", concluiu.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade