Feira de Santana

Secretarias municipais já iniciaram atividades para garantir a organização da Micareta 2019

Na manha desta quinta-feira (25), um grupo de secretários concedeu uma coletiva de imprensa no camarote da comunicação e cada um explicou que ações estão sendo feitas.

25/04/2019 às 14h44, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Orisa Gomes

Varias atividades com objetivo de garantir a realização e a organização da Micareta 2019 já foram iniciadas no Circuito Maneca Ferreira e entorno. Na manha desta quinta-feira (25), um grupo de secretários concedeu uma coletiva de imprensa no camarote da comunicação e cada um explicou que ações estão sendo feitas.

Saúde

Representando a secretária de Saúde Denise Mascarenhas, a enfermeira Joana Queiroz falou sobre a estrutura do posto de saúde no circuito da festa. A unidade de saúde, que vai funcionar no cruzamento das avenidas Presidente Dutra e João Durval, de 19h às 5h nesta quinta e sexta, e de 7h às 5h dp dia seguinte no sábado e domingo, teve acréscimo de quatro leitos. É composta por uma sala de urgência com dois leitos, equipamentos para reanimação ou um trauma mais graves, com quatro médicos por plantão, dois cirurgiões buco maxilar, três enfermeiras e cinco técnicos de enfermagem. Na unidade anexa, haverá a equipe do IST/Aids e Hepatite fazendo teste rápido e aconselhamento, para no caso dos exames darem positivos.

Joana informou que haverá também o Centro de Atenção a Saúde do Trabalhador, que já está supervisionando os trabalhadores desde que iniciou a organização dos camarotes e vão atuar e durante os dias de festa supervisionando camarotes e barracas, além de fiscalizar o trabalho infantil. A Vigilância Sanitária, acrescenta a enfermeira, também já está há mais de um mês trabalhando no entorno do circuito, fiscalizando todos os estabelecimentos comerciais para ver o que eu está sendo comercializado e durante a festa atuarão 24 horas nesse papel no circuito.

Além disso, haverá três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em três pontos fixos: no início do percurso, meio (Adenil Falcão) e na Jacuípe.  “Estamos também com todas as policlínicas organizadas e prontas para receber o folião. Nosso objetivo é dar assistência e encaminhar para as unidades que têm o melhor suporte”, afirmou. 

Serviços Públicos

O secretario de Serviços Públicos, Justiniano França, disse que a secretaria já vem trabalhando desde o mês de março para garantir a área da festa limpa. Os serviços abrangem o trajeto do Anel de Contorno a Senador Quintino e da Avenida Getúlio Vargas a Pedro Suzart. 

Segundo Justiniano, serão cerca de 400 colaboradores envolvidos nos trabalhos no período da festa. O plantão da limpeza pública será de 24 horas e de iluminação pública será das 17h às 5h, além da atuação da equipe de Áreas Verdes. “Temos uma novidade este ano. O prefeito Colbert Martins determinou que nós melhorássemos a iluminação do circuito e do monumento até a entrada da Avenida Maria Quitéria com led. Já fizemos o teste, melhorou de forma considerável a luminosidade, dá uma beleza, mas sobretudo aumenta a segurança da festa”, frisou acrescentando que também haverá o “banho de shampoo nas ruas toda madrugada”

Prevenção a Violência

 

A Secretaria de Prevenção a Violência vai colocar nas ruas cerca de 250 profissionais. Serão 140 guardas, que irão trabalhar os quatro dias de festa, equipe da Defesa Civil na fiscalização da estrutura de todo o sítio; da central de Achados e Perdidos (ônibus que vai funcionar na Avenida Adenil Falcão); Central de Monitoramento e segundo o secretário Pablo Roberto, o link na internet já foi disponibilizado para a Polícia Militar. “Vamos integrar a partir de hoje, às 18 horas, a gestão do sistema de videomonitoramento de todo o sítio da festa para que a polícia possa ter acesso as imagens”, explicou.

Haverá ainda o pessoal Campanha Feira pede Paz, que vai trabalhar nos quatro dias sensibilizando as pessoas, conversando sobre a importância de ir para a rua em um clima de paz e harmonia e do Fala Feira 156, que vai estar, segundo o secretário, 24 horas recebendo reclamações e denuncias e encaminhando para todas as instituições que estão trabalhando no sítio da festa.

Cultura

Por fim o secretario de cultura, esporte e lazer, Edson Borges fez algumas recomendações pêra evitar transtornos no circuito. “A gente não vai tolerar qualquer tipo de desordem e bagunça, de contrariar regra na concentração da festa. A gente tem experiência de que alguns motoristas de trios que costumam tentar bagunçar a concentração e a gente não vai permitir. Ontem mesmo já foi multado um trio elétrico por causa disso. Temos regras na concentração, inclusive do ponto de vista de arrumação dos trios, para que o desfile transcorra dentro da normalidade, sem qualquer problema e cumprindo os horários”, alertou.

Outra questão diz respeito a publicidade no circuito da festa. De acordo com o secretário, qualquer publicidade tem que ter licença da Secretaria de Meio Ambiente e é preciso pagar taxas à Prefeitura.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade