Feira de Santana

Secretaria elabora Plano de Igualdade Racial para Feira de Santana

O objetivo é buscar a igualdade social e racial da população negra e das populações marginalizadas, atingindo todas as áreas sociais.

27/11/2018 às 10h22, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Com o objetivo de elaborar ações que contemplem a população negra de Feira de Santana, a Secretaria de Desenvolvimento Social está elaborando o Plano de Decenal de Igualdade Racial. De acordo com a coordenadora do plano, Ivys Samara Santana, o objetivo é buscar a igualdade social e racial da população negra e das populações marginalizadas, atingindo todas as áreas sociais.

“Em 10 anos a gente busca essa igualdade, então é uma política pública que será concedida a essa população. A primeira etapa foi uma entrevista com a sociedade civil em todas as áreas. A partir daí a gente elaborou as medidas do plano. Depois da elaboração dessas medidas, nós tivemos duas plenárias no dia 9 de novembro e no dia 22, para discutir com a sociedade civil, sobre o que já foi coletado dentro do plano. No próximo mês será a escrita para ser entregue”, informou a coordenadora.

Segundo Yvis Santana, 70% da população de Feira de Santana é negra, e não tem acesso a educação, saúde e transporte de qualidade, como a população branca da cidade. “O plano vai atingir essa população que ainda vive em situação de pobreza ou extrema pobreza. A população negra que está na universidade é apenas de 12% em relação ao total da sociedade feirense. Então queremos contemplar essa população, que tem um histórico de escravidão, com o ressarcimento”, destacou.

Para ela, o plano vai trazer a igualdade, ao buscar melhorias em todas as áreas. “É uma reparação histórica através dessa política pública, pois é obrigatório a todos os municípios terem um plano de igualdade racial.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade