Educação

Secretaria de Educação promove encontro virtual sobre protocolos de início das aulas

O secretário da Educação do Estado destacou a importância deste diálogo com os dirigentes territoriais da Educação.

22/02/2021 às 16h24, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, no último sábado (20), um encontro virtual com os dirigentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A agenda faz parte da série de atividades que vêm sendo realizadas pelo órgão de planejamento para o início das aulas. A reunião foi mediada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Um dos pontos abordados foi o protocolo unificado para as aulas, que vem sendo construído pela frente de trabalho formada pelo Governo do Estado. Além da SEC e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a frente de trabalho é composta por diferentes sujeitos da Educação, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da União dos Municípios da Bahia (UPB); do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba); da Secretaria Municipal de Educação de Salvador; e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Este protocolo também foi apresentado a órgãos controladores, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça da Bahia e a Defensoria Pública do Estado.

O secretário da Educação do Estado destacou a importância deste diálogo com os dirigentes territoriais da Educação. “Estamos enfrentando inúmeros desafios neste período de pandemia e estes encontros com os nossos gestores são da rotina da Secretaria no sentido de alinhar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas até aqui e que serão implementadas, visando o início das aulas, quando for possível”, afirmou o secretário Jerônimo.

Dentre os pontos abordados com os gestores, a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou sobre a base legal, que reúne normativas federais e estaduais voltadas à organização curricular. Ela também falou sobre protocolos de biossegurança e pedagógicos. Já o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, abordou questões como a matrícula. Para os estudantes da rede, será feita a renovação automática da matrícula e para os novos alunos o calendário de matrícula será publicado em breve.

A diretora do NTE Litoral Sul, Leninha Vila Nova, falou sobre o alinhamento permanente da gestão. “Durante todo este período, há um alinhamento e um irrestrito apoio da Secretaria para o trabalho dos Núcleos Territoriais de Educação. Estas atividades virtuais são fundamentais e falar do protocolo é essencial nesta preparação que vem sendo feita nas nossas escolas em toda a Bahia”, afirmou.

O Diretor do NTE de Santo Antônio de Jesus, Clóvis Ezequiel, também falou sobre os encaminhamentos. “Não é fácil construir este protocolo e isso é fruto também da experiência dos dirigentes da Secretaria. Isso nos anima para seguirmos firmes e fortes, mesmo diante deste cenário tão difícil de saúde pública”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade