Saúde

Secretaria confirma falta de doses da vacina Oxford nas unidades de saúde em Feira

Segundo o secretário, a Sesab não está enviando o imunizante porque também não está recebendo do Ministério da Saúde.

19/04/2022 às 12h43, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Após reclamações por parte da população sobre a falta de vacinas da Astrazeneca/Oxford para aplicação da segunda e terceira doses, o secretário de saúde de Feira de Santana, Marcelo Britto, confirmou nesta terça-feira (19) que o município não tem recebido novas remessas do imunizante da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab).

De acordo com ele, a Sesab também justificou não estar recebendo doses por parte do Ministério da Saúde e não tem explicações sobre os motivos que levam a essa falta de envios.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós temos hoje praticamente todos os imunizantes, à exceção da vacina Oxford, que não temos recebido mais por parte da Secretaria de Saúde do estado da Bahia, que também nos informou que não está recebendo do Ministério da Saúde. Hoje temos essa dificuldade com essa vacina, mas as demais ainda temos um estoque razoável. Também a Jassen estamos com um estoque muito baixo, porém essa é para casos específicos. Não houve nenhuma explicação. Simplesmente não mandaram mais e nem justificaram a falta do envio ou a dificuldade da compra”, informou o secretário municipal.

Ele informou que, com a falta da Oxford nas unidades de saúde, as pessoas podem optar pelo uso de outros imunizantes, basta comparecer aos postos de vacinação e informar qual vacina tomou. “Na verdade, a gente até orienta que se tome imunizantes diferentes para ampliar o escopo da proteção.”

O secretário falou ainda sobre os índices de vacinação da cidade. Conforme Marcelo Britto, no último levantamento, Feira já tinha ultrapassado 97% do público-alvo com a 1ª dose, 83% para a segunda dose, e aproximadamente 40% da população tomou a 3ª dose, sendo este último número considerado baixo e que precisa aumentar.

“Vamos também a partir de agora ampliar a escala para todos os dias e não faremos mais nenhuma distinção de idade. Agora, já com meses de vacinação, não há mais sentido nisso. Os vacinadores vão ter atenção nesse sentido, pois já têm experiência, e vamos fazer a vacinação de segunda a sexta-feira, para crianças, adultos e idosos, além das outras vacinas normais, como a vacina de sarampo e gripe. Até o final desse mês estamos realizando a vacinação contra a Influenza para os idosos e os profissionais de saúde, e também a vacina contra o sarampo para as crianças e os profissionais de saúde.”

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade