Feira de Santana

Sebrae realiza workshop de planejamento do ecossistema de inovação em Feira de Santana

Iniciativa contará com a participação dos principais atores dos setores produtivos locais.

18/08/2021 às 08h08, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O município de Feira de Santana será centro do “1º Workshop de Planejamento do Ecossistema de Inovação – Definindo os setores estratégicos e o mapa de atores”, iniciativa do Sebrae Bahia, da Fecomércio-BA, com o apoio técnico da Fundação CERTI, com o objetivo de fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação locais. O evento, que tem inscrição gratuita e será realizado online, no dia 24 de agosto.

São esperados para estes eventos representatividades públicas e privadas locais e também estaduais, envolvendo, principalmente, lideranças que contribuam com as estratégias, tomadas de decisão e/ou disponham de visão sistêmica das entidades que representam no âmbito de programas, projetos e ações voltados ao empreendedorismo e inovação, sejam dentro do Poder Público municipal e estadual, bem como também, do empresariado, entidades representativas da sociedade civil organizada e representantes da academia.

A iniciativa é culminância do trabalho iniciado no mês de julho, com a identificação e entrevista dos principais atores dos setores produtivos e instituições de ensino pesquisa, ciência, Tecnologia e Inovação e governo, com o objetivo de, a partir da análise do nível de maturidade destes ecossistemas, formular e consolidar planos integrados de intervenção com vistas ao desenvolvimento de negócios inovadores.


A participação de cada ator nas entrevistas é primordial, pois contribui para o entendimento sobre como cada instituição ou entrevistado se relaciona com empreendedorismo, inovação, pesquisa e desenvolvimento.

O processo de inscrição dos interessados tem ocorrido em três etapas: pré-inscrição, validação e confirmação e convite. A pré-inscrição já está disponível pelo link :

– Feira de Santana: https://bit.ly/preWKS1Feira

Para os atores que contem com maior abrangência territorial de atuação o Sebrae franqueou à sua livre escolha de participação de acordo com suas próprias estruturas e necessidades estratégicas, disponibilizando um link exclusivo – https://bit.ly/preWKS1Bahia– para a demonstração de interesse em participar de qualquer um dos eventos igualmente denominados “1º Workshop de Planejamento do Ecossistema de Inovação – Definindo os setores estratégicos e o mapa de atores”.

Após todo o processo, o inscrito receberá um link para acessar uma sala virtual na plataforma Zoom para participação.

A iniciativa

Ao longo dos trabalhos, a iniciativa pretende identificar o grau de integração entre empresas, instituições de ensino, pesquisa e governo, principais ações e projetos na região, além das características dos setores produtivos e pontos fortes e fragilidades que impactam a competitividade local. A metodologia já foi testada e validada em outros estados, preza pela elaboração de um plano integrado de ação para consolidação dos Ecossistemas de Inovação.

Entre os meses de setembro a dezembro, serão realizados ainda mais três encontros (workshops) para definir, em processo colaborativo e de co-construção com as lideranças locais, o nível de maturidade do ecossistema e, nos dois últimos encontros, será trabalhado o plano de ação para consolidação do Ecossistema de Inovação Local no município.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade