Feira de Santana

Sebrae realiza encontro regional para debater estratégias de crescimento da indústria, comércio e serviços

Ricardo Alban, presidente da Fieb, salientou que a importância primária do evento é conhecer a indústria e o que ela oferece.

25/03/2022 às 14h21, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Feira de Santana realiza desde quinta-feira (24), no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria), o Encontro Regional para o Desenvolvimento Empresarial. O evento, que foi realizado em parceria com o Centro da Indústrias (Cifs), ocorreu pela primeira vez no município e se encerra nesta sexta-feira (25).

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O encontro conta ainda com a participação de representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), a Prefeitura de Feira, Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Caixa Econômica Federal, BB, BNB e Desenbahia e Entidades Empresariais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Prefeito Colbert Martins parabenizou a iniciativa do Sebrae e garantiu que Feira de Santana irá fazer parte da criação de um novo ecossistema para que possa crescer, sobretudo, na área de tecnologia.

“Hoje tivemos a reunião do conselho do Sebrae, que reúne todos os setores: indústria, comércio, turismo, agricultura, e o conselho quando se reúne é para decidir investimentos, aumento da produção e emprego. Pela primeira vez o conselho se reuniu aqui em Feira. 70 conselheiros estão aqui para decidir investimentos, e o melhor para decidir isso é onde pode haver melhor retorno para podermos reduzir o desemprego. Portanto, estou muito alegre e Feira agradece. Estamos juntos nesse ecossistema. No dia 29, no Hotel Ibis, estaremos juntos criando o ecossistema de Feira de Santana, com a Uefs, a Unifacs, o 'Sistema S' todo presente, pra que a gente possa crescer em tecnologia. Vamos ver moda da melhor qualidade, plásticos recicláveis de boa aceitação, alumínios. Teremos aqui cidades como São Gonçalo, Conceição da Feira, Ipirá, uma grande região”, salientou o prefeito Colbert Martins.

O gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, destacou a importância e os objetivos do evento. “A gente aproveitou nesses dois dias que nosso conselho deliberativo do Sebrae, formado por 13 instituições, veio realizar uma reunião, pela primeira vez em Feira de Santana, para fazer essa mobilização em torno da discussão do desenvolvimento, tendo como pano de fundo a inovação. Estamos com uma exposição, teremos a reunião do conselho e estamos com alguns debates e palestras que visam fechar alguns compromissos em relação ao nosso trabalho em 2022. Temos seguimentos da indústria, comércio, serviços e área rural, todas empresas que atendemos enquanto pequenos negócios e que possuem federações das suas associações que fazem parte do conselho do Sebrae”, informou Isailton Reis.

Ainda de acordo com ele, hoje o Sebrae foca basicamente na questão das micro e pequena empresa, em ações que podem ser feitas pelo poder público e políticas públicas que melhorem o ambiente empresarial, e o ponto dois é a capacitação e acesso ao crédito para os pequenos negócios.

“Por isso a gente traz aqui as instituições que representam os empresários e as que fazem a capacitação e o acesso ao crédito. Começamos ontem discutindo a inovação. Hoje o foco está na exposição das indústrias para mostrar a diversidade que Feira de Santana tem. Vamos apresentar na nossa reunião a proposta para 2022. Temos três focos aqui em Feira, que são a indústria de alimentos no ramo de panificação, a indústria da moda e de plásticos”, explicou.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge khoury, ressaltou que os setores da economia precisam estar atentos às mudanças impostas pela pandemia.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente precisar acordar e estar antenado com o que está acontecendo. Eu fico feliz de ter vindo a Feira e observar que ela pode sair na frente mais uma vez. A gente fala muito da retomada, mas é só teoricamente. Feira trouxe um evento que é fundamental. A cidade tem que estar unida, o poder público, as entidades de classe, as empresas, os sistemas que fazem a cidade funcionar e com isso criar um novo momento. A gente tem que tirar proveito desse momento e não entender a pandemia como um problema, mas como um alerta para o futuro. Então aí vem a questão das inovações, dos ecossistemas, das plataformas digitais, esse é um novo tempo. Estamos aqui juntos para dar todo apoio como parceiros, para que Feira saia na frente da inovação. Infelizmente, o que atinge grande, atinge muito mais o pequeno. A micro e pequena empresa foi muito mais atingida que a grande, por isso estamos aqui para tentar dar o braço a ela, no sentido de buscar alternativas para a sua atividade”, destacou.

Também em entrevista ao Acorda Cidade, Ricardo Alban, presidente da Fieb, a qual faz parte do 'Sistema S', salientou que a importância primária do evento é conhecer a indústria e o que ela oferece.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O encaminhamento produtivo é algo fundamental para o desenvolvimento firme e sustentável de um processo industrial. Então Feira de Santana talvez não conheça as próprias indústrias que tem aqui. Segundo, temos que acreditar que a partir do próximo ano, possivelmente, teremos um novo impulso do desenvolvimento industrial, econômico e social, e isso fará com que as capacidades que teremos aqui, quer seja do empreendedor, seja de alguns setores da indústria, venham servir de base para que o encaminhamento produtivo funcione. Não só essa crise da guerra, mas a pandemia também mostrou a importância de estarmos mais próximos e fazer os encadeamentos viáveis possíveis”, disse.

Márcio Mota, diretor comercial da Biscoitos Nery, empresa de São Gonçalo dos Campos, afirmou que foi uma satisfação participar do evento, mostrando a qualidade do produto que fabricam.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nós, enquanto indústria do ramo alimentício, não poderíamos deixar de participar desse encontro, para mostrar a qualidade do nosso produto. Até pouco tempo atrás fabricávamos apenas para nossas padarias, que estão presentes em Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos e Muritiba, com pizzaria, e temos a nossa fábrica de biscoitos. O Sebrae tem sido nosso parceiro há um tempo e sempre que a gente pode, estamos participando desses eventos promovidos pelo Sebrae.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade