Feira de Santana

Varíola dos macacos: secretária diz que cidade está preparada para combater a doença e que não há casos em investigação

Ela garantiu que o município está preparado para a chegada da doença.

02/08/2022 às 06h31, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Ilustrativa | Foto: Fiocruz

Até o momento, Feira de Santana não possui nenhum caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) em investigação. A informação é da secretária interina de saúde, Fernanda Botto, que alertou, porém, para a chegada iminente da doença ao município.

“Nós ainda não fomos informados sobre nenhum caso. Mas estamos esperando que chegue, pois já chegou em cidades próximas como Santo Antônio de Jesus e Conceição do Jacuípe também está verificando um caso suspeito. O que a gente pede é que as pessoas mantenham os mesmos cuidados que já mantém para a covid, como o uso de máscara, a higienização, e se perceber qualquer tipo de erupção na pele, procurar atendimento médico de imediato e fazer o isolamento, que é uma das indicações para se evitar o contágio, principalmente no período de erupção das bolhas, que é o período de maior contaminação”, afirmou a secretária interina.

Ela garantiu que o município está preparado para a chegada da doença. “Estamos preparados, mas ainda não há registros de suspeita aqui na cidade. Queremos pedir a conscientização da população, para que se cuide. E quero aproveitar também este momento para pedir às pessoas que vão aos postos se vacinar contra a covid e levem suas crianças, porque a vacina salva”, disse.

No último sábado (30), casos de varíola dos macacos, internacionalmente conhecida como Monkeypox, foram confirmados na cidade de Santo Antônio de Jesus (2) e um na cidade Ilhéus. Em Salvador, até a mesma data, 9 casos deram positivo para a zoonose viral, totalizando 12 casos da doença, em todo o estado. 50 casos suspeitos estão em investigação, na Bahia.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade