Mundo do Trabalho

Saiba o que você precisa para ser um bombeiro

Para atuar na profissão, são necessários alguns pré-requisitos.

08/01/2019 às 08h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Trabalhar com resgates de vítimas no trânsito, afogamentos, incêndios e outras ocorrências ligadas ao salvamento de pessoas pode ser uma tarefa muito árdua e perigosa. Em contrapartida, pode ser uma gratificação para aqueles que se entendem com o propósito de ajudar o próximo e de colaborar para salvar vidas. Para atuar na profissão, no entanto, são necessários alguns pré-requisitos.

Em todos os casos, é exigido ter pelo menos Ensino Médio completo. Para ser bombeiro militar, é necessário passar em um concurso público. Um dos editais publicados este ano foi o do Concurso Bombeiro MG, com salários de até R$ 4098. Os processos seletivos são realizados pelos estados e o Distrito Federal, e geralmente têm quatro fases.

Na primeira, o candidato é submetido a uma prova objetiva de múltipla escolha com conhecimentos gerais e específicos, para depois passar pelo teste de aptidão física. O teste físico é uma etapa muito importante dos certames, já que avalia a capacidade do candidato de realizar algumas atividades do dia a dia de um bombeiro, como corrida e natação. Após essas etapas, o candidato passa pela sindicância da vida pregressa e investigação social. Na carreira militar, o indivíduo não pode ter envolvimento com nenhum crime ou contravenção penal.

E não para por aí. O candidato ainda é obrigado a fazer uma bateria de exames para saber sua atual situação de saúde física e mental. Depois de aprovado, o concursado passa por um curso de formação de dois anos, período durante o qual ele também recebe uma remuneração com base na Lei de Remuneração do Corpo de Bombeiros Militar do estado. Mas essa não é a única forma de ser um bombeiro.

Quem deseja ingressar na profissão também pode ser um bombeiro civil. Os brigadistas, como são chamados, podem trabalhar em conjunto com o órgão militar ou prestar serviços particulares para empresas e outros órgãos na prevenção de incêndios e na função de salva-vidas. Essa função é muito importante para o bem-estar geral da população e exige apenas um curso preparatório de bombeiro civil.

Independentemente de ser um bombeiro civil ou militar, saiba que essa profissão é muito nobre. A carga horária de trabalho, no entanto, costuma ser extensa – 24 horas seguidas de trabalho e folga nas 48 horas seguintes. A carreira, contudo, é respeitada e é motivo de orgulho para muitos profissionais, que cotidianamente previnem acidentes e salvam vidas nas cidades.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade