Culinária

Saiba como montar uma mesa saborosa, saudável e econômica para a Sexta-feira Santa

Com o período de pandemia e a crise econômica enfrentada por muitas famílias, muita gente tem buscado opções mais baratas para compor a ceia da Sexta-feira da Paixão.

01/04/2021 às 15h31, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Com o período da Quaresma e a Semana Santa, que antecede a Sexta-feira da Paixão, celebrada nesta sexta-feira (2), a tradição entre as famílias cristãs católicas é não consumir carnes vermelhas. Nessa época, normalmente, entram em cena nas preparações pratos com o peixe como protagonista, além de frutos do mar e o frango.

No entanto, com o período de pandemia e a crise econômica enfrentada por muitas famílias, muita gente tem buscado opções mais baratas para compor a ceia da Sexta-feira da Paixão.

Foto: Divulgação

De acordo com o Chef e professor de gastronomia, Iran Vivas, nesse período os preços dos alimentos tradicionais da páscoa geralmente ficam bastante elevados. Por outro lado, com a queda no turismo em todo o estado e a baixa frequência dos consumidores em bares e restaurantes os valores dos produtos não aumentaram na mesma proporção que nos anos anteriores. Assim, segundo ele, conforme a condição de cada um, ainda é possível consumir os alimentos típicos da festividade.

“Poderiam estar mais altos. Então você consegue comprar um quilo de camarão por R$ 35 e às vezes na promoção dois quilos pelo mesmo valor. Então está se conseguindo consumir frutos do mar com preço acessível, mas a renda em si caiu devido à pandemia. Diminuiu a renda de toda a população. A maioria da população não está conseguindo adquirir os insumos corretos pra esse período de quaresma. E temos que lembrar que na Bahia na Semana Santa a tradição é comida com dendê”, salientou.

Segundo o chef, é possível sim montar uma mesa saudável e saborosa de Páscoa, com bastante economia.

“Existem várias opções de preparações com qualidade e a baixo custo, que ao meu ver seria a soja, tanto a escura como a branca. Se você compra a soja branca, consegue fazer um ximxim que é uma comida tradicional baiana, e cabe ao consumidor dentro da sua condição agregar a esse prato a castanha, o amendoim e o camarão seco. Caso não faça, colocando leite de coco e o dendê, vai conseguir sentir todo o sabor da comida baiana na sexta-feira, sem necessariamente consumir peixe, e com um custo muito baixo”, revelou.

Outra opção maravilhosa, conforme Vivas, é a moqueca de chuchu com ovos. “Você faz um refogado de chuchu e é opcional também colocar o camarão seco. Ao finalizar, estralar os ovos dentro dessa moqueca, que acompanhada de um arroz e uma farofa, fica maravilhoso. Além de ser extremamente saudável.”

Peixes mais baratos

Mas, ainda há quem mesmo em período de economia, não abre mão do peixe na Sexta-feira da Paixão. Sendo assim, pode-se optar pela sardinha e a tilápia, que ficam deliciosas preparadas à milanesa, em forma de moqueca e também assadas.

“Também existem alguns peixes secos de origem nacional, como o surubim, o pirarucu, a dourada, que fazem um bacalhau e o preço é mais acessível do que o bacalhau importado. Cabe ao consumidor nesse momento ver o que pode ser ajustado ao seu bolso”, destacou, citando ainda alguns tipos de frutos do mar conhecidos como o siri, o vôngole e o bebe fumo, os quais podem ser cozidos com quiabo.

Gostou das dicas? Confira agora a receita do Ximxim de Soja criada pelo chef Iran Vivas.

Foto: Divulgação | Ximxim de Soja

Ingredientes

2 xícaras de proteína de soja, hidratada conforme recomenda a embalagem.
1 cebola branca média picada
1 cebola roxa média picada
2 tomates maduros picados
Sal a gosto
½ xícara de coentro e cebolinha picados
Pimenta do reino (uma pirada)
1 garrafinha de leite de coco
Dendê a gosto
Azeite de Oliva
Ingredientes opcionais: castanha de caju, amendoim e camarão seco.

Modo de preparo

Refoga a soja no azeite de oliva com a cebola, coentro e cebolinha e a pimenta. Acrescentar o leite de coco, o dendê e deixar cozinhar. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade