Bahia

SAC Digital completa três anos de lançamento com a marca de 6 milhões de serviços prestados

A plataforma eletrônica disponibiliza cerca de 400 serviços públicos pela internet, dos quais 48 são totalmente digitais.

06/07/2021 às 17h29, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O SAC Digital completa três anos de lançamento nesta terça-feira (6), consolidado como a plataforma de serviços eletrônicos do estado, com mais de seis milhões de atendimentos prestados aos baianos. A plataforma foi um marco na administração estadual, promovendo a transformação digital e aprimorando a prestação de serviços públicos na Bahia. Com o SAC Digital, os cidadãos ganharam mais comodidade, praticidade, agilidade, rapidez e segurança.

A plataforma eletrônica disponibiliza cerca de 400 serviços públicos pela internet, dos quais 48 são totalmente digitais, ou seja, não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão do estado para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso a serviços como emissão de documentos públicos, matricula escolar, licenciamento de veículo, dentre outros. Tudo isso na palma da mão, usando apenas um celular, um tablet, ou utilizando um computador, se preferir.

Além dos serviços 100% digitais, a plataforma disponibiliza agendamento para serviços presenciais na Rede SAC e oferece atendimentos semipresenciais (parte realizada pela internet e parte nas unidades físicas da Rede SAC). O SAC Digital é uma das ferramentas que integra o plano de transformação digital do Estado, estratégia elaborada pelo Governo da Bahia para aprimorar a prestação do serviço público e melhorar a eficiência do setor.

Números
No aniversário de três anos, o SAC Digital apresenta números superlativos, o que demonstra a satisfação e a confiança dos baianos na ferramenta. A plataforma já recebeu 125,8 milhões de visualizações, obteve 2,6 milhões de downloads do seu aplicativo de celular, possui 3,5 milhões de usuários ativos, além dos mais de 6 milhões de serviços prestados para os cidadãos.

Entre os serviços digitais mais procurados no SAC Digital estão o RG Expresso (cidadão solicita uma nova carteira de identidade pela plataforma e vai ao posto apenas para retirar o documento já pronto) e o CRLV-e (proprietários de veículos conseguem baixar o documento no celular, sem precisar sequer ir a uma unidade SAC). A expedição da Carteira Nacional de Habilitação e a matrícula na rede estadual de ensino também estão entre os serviços digitais mais demandados na plataforma.

O SAC Digital foi lançado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) no ano de 2018, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). Naquele ano, a decisão foi investir na tecnologia, seguindo a tendência da transformação digital e passando a oferecer atendimento e serviços digitais.

Em todo o mundo, diversos tipos de serviços (públicos e privados) migraram para a internet, a exemplo das instituições bancárias com os aplicativos de bancos, vendas de varejo (app de lojas), alimentação (app de delivery), transporte (app de transporte). A Bahia já segue essa tendência, oferecendo serviços com tecnologia de ponta para os baianos.

Com a chegada da pandemia em 2020, a digitização foi intensificada, em função das restrições sanitárias impostas pelo coronavírus. Na Bahia, a mudança de serviços presenciais para o ambiente virtual também foi acelerada em função da Covid-19. Graças ao SAC Digital, lançado em 2018, a Bahia já estava preparada para essa nova realidade.

O secretário da Administração, Edelvino Góes, destacou a importância do SAC Digital para a manutenção da prestação de serviços públicos. “Nossa decisão de investir nos serviços digitais se mostrou acertada desde o início. Com a chegada da pandemia, a iniciativa de criar a plataforma de serviços digitais se mostrou ainda mais relevante. Os serviços digitais foram uma alternativa importante para as restrições ao atendimento presencial, impostas pela Covid-19″, explicou.

O secretário falou também sobre o prognóstico para o futuro. “Foi fundamental nesse período da pandemia, mas a plataforma de serviços digitais é uma ferramenta que veio para ficar. Vamos usá-la cada vez mais, daqui para frente. O mundo todo caminha para essa digitalização e a Bahia está no caminho certo”, afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade