Coronavírus

Rui Costa prevê chegada de respiradores e relata dificuldade em montar equipes médicas

Rui Costa diz que alto número de profissionais de saúde infectados pelo coronavírus é um problema no combate à doença; já são mais de 1.000.

25/05/2020 às 15h54, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O governador Rui Costa afirmou em entrevista ao Bahia Meio dia desta segunda-feira, que está prevista a chegada de 62 respiradores ainda esta semana. De acordo com Rui, todos os equipamentos estão chegando da China.

“Temos 12 respiradores chegando amanhã, vindos da China. Temos também o que a Federação das Indústrias adquiriu para fazer a entrega ao estado, que são 50 respiradores, com previsão de chegada essa semana”.

Ainda há uma nova remessa de respiradores que ainda não tem data para ser entregue. Rui Costa relatou ainda que pediu ao secretário da saúde, Fábio Villas-Boas, que envie um ofício ao Ministério da Saúde solicitando novos respiradores. Segundo o governador, as entregas têm atrasado.

Além dos respiradores, o governador relatou que o estado está encontrando dificuldade para formar equipes médicas para atender aos pacientes infectados pelo coronavírus.

A Bahia soma mais de 1.000 profissionais de saúde que contraíram a Covid-19. Há ainda os profissionais que estão abalados psicologicamente, como relatou Rui Costa.

“Hoje temos dificuldade de montar equipes médicas, porque temos perdidos profissionais, mais de 1.000 contaminados, que ficam mais de 14 dias sem atender ninguém, e muitos estão com problema psicológico para atender. Temos tido problemas graves para ampliar as unidades por causa, também, de equipes médicas. O equipamento não funciona sozinho”, disse.

Rui Costa também falou sobre a ampliação da rede de saúde no interior do estado para combater o coronavírus.

“Estamos abrindo UTI em Teixeira de Freitas. Porto Seguro chegou a 100% dos leitos de UTI ocupados, então estamos tentando reabrir o hospital privado em Eunápolis, para instalar leitos de UTI na cidade. Estamos ampliando em Itabuna e Ilhéus a oferta de leitos. Ampliamos em Jequié, pelo crescimento do número de casos, abriremos em Caetité. Esse mês, vamos abrir mais 40 leitos de UTI em Feira de Santana”, afirmou.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade