Feira de Santana

Rui Costa entrega colégio no Conjunto Viveiros e afirma que vai monitorar segurança nas escolas e evasão escolar

A obra custou cerca de 2 milhões e 600 mil reais, e a estrutura do prédio escolar tem capacidade para mil alunos, é constituída por seis salas, laboratórios, biblioteca, refeitório e quadra poliesportiva coberta.

14/02/2019 às 13h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O governador Rui Costa esteve em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (14), acompanhado de lideranças políticas para participar da inauguração do Colégio Estadual Fênix, localizado no Conjunto Viveiros.

A obra custou cerca de 2,6 milhões de reais, e a estrutura do prédio escolar tem capacidade para mil alunos, é constituída por seis salas, laboratórios, biblioteca, refeitório e quadra poliesportiva coberta. O governador também anunciou que irá fazer a pavimentação de quatro ruas do conjunto que dão acesso à escola e o investimento será de 400 mil reais. De acordo com ele, um dos objetivos do trabalho com educação no estado em 2019 é aproximar mais as famílias dos alunos do cotidiano escolar e diminuir a evasão.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A escola é um patrimônio da comunidade e por isso ela precisa ser cuidada. Desejo que as famílias cuidem desse equipamento como o seu maior patrimônio e peço que participem do dia a dia dos alunos, incentivando-os a estudar e fortalecendo essa corrente e esse mutirão da educação da Bahia”, afirmou.

O governador informou que vai continuar investindo na educação, na estrutura física das escolas e trabalhando para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo ele, um dos fatores que fazem esse índice cair na Bahia é a evasão escolar. Por isso a preocupação em seu governo de conscientizar as famílias, professores, coordenadores, diretores, para que as escolas não percam nenhum aluno ao longo do ano.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Se um aluno por algum problema começa a faltar uns dias e se ninguém dá atenção, ele começa a faltar mais e não retorna. Não podemos permitir que isso aconteça. Derrubar o indicador significa ter um ser humano que está se perdendo na vida”, comentou.

Sistema de segurança para equipamentos públicos

Durante a inauguração da escola, Rui Costa anunciou que está licitando um sistema de segurança para todo o estado e que tal ferramenta vai garantir que todo prédio público tenha monitoramento com câmeras de segurança, reconhecimento facial e registro de entrada e saída. Todas as escolas, unidades de saúde, SACs e demais órgãos públicos serão contemplados por esse sistema, que trará mais dinâmica ao desempenho das atividades.

A iniciativa vai criar condições de garantir a segurança nas escolas, monitorar os alunos que estão faltando e ser também uma aliada no combate à evasão escolar.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Se o aluno estiver faltando ou chegando atrasado, o pai ou a mãe vão receber uma mensagem no celular explicando que ele não compareceu ou atrasou. Existirá essa interação com a família para saber quais os motivos do aluno não ir para a escola. Teremos um raio X online, um diagnóstico das escolas. Precisamos diariamente desses indicadores para atuar junto aos diretores, secretário e superintendente de educação”, relatou.

Composição de governo

Sobre a composição do governo, o governador declarou que nos próximos dias deve finalizar a escolha dos componentes. Rui salientou que vai aproveitar todos os quadros políticos que já existem como, por exemplo, Carlos Geilson, Ângelo Almeida e demais lideranças políticas do estado.

“Fiz esse processo com muito cuidado, vamos finalizar o anúncio de secretariado essa semana e até semana que vem toda a composição”, frisou.

Secretário de educação participa de primeira agenda pública

O novo secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que no governo anterior era secretário de Desenvolvimento Rural, participou da inauguração do Colégio Estadual Fênix, junto com Rui Costa, e pontuou que esta foi a sua primeira agenda pública enquanto secretário da pasta.

Jerônimo declarou que terá como missão melhorar os indicadores da educação no estado da Bahia e irá fazer um trabalho forte com as prefeituras municipais em parceria com universidades, institutos de educação e comunidades.

“Iniciamos o ano letivo com 1.200 escolas e claro que existem algumas dificuldades. Mas, estamos começando bem e é nossa determinação fazer um bom trabalho em 2019 na estrutura da educação baiana. Quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tive a humildade de dizer que daria o meu melhor. Vou manter a mesma humildade na secretaria de educação, que é composta de um grupo que pensa, executa, e quem faz o dia a dia é a escola. Junto com toda a equipe temos as condições de dar o melhor da gente e correr atrás para que os indicadores possam surtir efeito”, concluiu.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade