Bahia

Ronda Para Homens da PMBA é premiada nacionalmente

O projeto criado na Bahia foi reconhecido pelo Prêmio Viva, promovido pela revista Marie Claire, em São Paulo, e concorreu com outros 800 indicados.

26/11/2019 às 20h18, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O sargento PM Djair Moura, lotado na Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, teve o projeto ‘Ronda Para Homens’ reconhecido pelo Prêmio Viva, promovido pela revista Marie Claire, em São Paulo, na noite de segunda-feira (25).

Ele concorreu com outros 800 indicados, na categoria ‘Eles por Elas’. O sargento, que criou um serviço para discutir vários tipos de violências domésticas, atendeu mais de mil homens, em sua maioria autores de agressão, e levou o projeto para 15 cidades do estado da Bahia.

No Dia Internacional Pela Não Violência Contra Muulher, o sargento lembrou que entrou na Ronda Maria da Penha, em 2015, e após anos de atuação na unidade especializada, criou o projeto Ronda Para Homens. “Queria entender melhor porque histórias de amor acabam em crime. Temos que mudar o pensamento masculino”, contou o PM.

A rotina de Djair consistia em fiscalizar medidas protetivas até que um dia pensou em falar pessoalmente com os agressores, para tentar evitar novos crimes. “Meses depois criamos a Ronda Para Homens (RPH), dentro da Polícia Militar, e em seguida para moradores de comunidades vulneráveis”, esclareceu.


Ele contou ainda que, durante o processo, precisou estudar muito para entender a cultura do machismo. “Fiz um curso chamado ‘Homens que Podemos Ser’. Estudei muito para poder dialogar com eles porque eu também fui agressor, não fisicamente, mas me permiti ser modificado”, afirmou o sargento.

O militar lembrou ainda da emoção de ser escolhido como o melhor projeto. “Não esperava ganhar o primeiro lugar, até porque eu estava concorrendo com o cara que me inspirou, Fávio Urra, idealizador do curso que me inspirou. É uma honra, motivo de grande orgulho, trazer a premiação para o Nordeste. E deixo o recado: Homens, masculinidade tóxica tem cura, basta você permitir se modificar”, finalizou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade