Brasil

Rodolfo Landim desiste de concorrer à presidência do Conselho de Administração da Petrobras

Presidente do Flamengo alegou, em nota, que quer concentrar esforços no clube de futebol. Eleição que vai definir novo nome para o cargo acontece em 13 de abril.

03/04/2022 às 14h46, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Rodolfo Landim, comunicou neste domingo (3) que decidiu recusar a indicação para presidir o Conselho de Administração da Petrobras.

Landim foi indicado ao cargo junto de outros 13 nomes em março, após a saída do almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira do posto. A eleição acontecerá em 13 de abril. Em comunicado, o dirigente alegou que quer se dedicar inteiramente ao Flamengo.

"Apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informá-lo que resolvi abrir mão desta indicação, concentrando todo meu tempo e dedicação para o ainda maior fortalecimento do nosso Flamengo", declarou, em nota.

Landim disse ainda já ter encaminhado a recusa ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O Ministério e a Petrobras ainda não se manifestaram sobre o comunicado do dirigente, que é ex-funcionário de carreira da Petrobras, onde trabalhou por 26 anos. Atualmente, ele cumpre o segundo mandato como presidente do Flamengo.

O ministro Bento Albuquerque divulgou uma nota sobre a desistência de Landim ao cargo. Na nota, ele disse entender as motivações da não aceitação de Landim para assumir o conselho da companhia e ressaltou as qualidades e a experiência que levaram à indicação do nome do presidente do Flamengo (veja mais abaixo a íntegra).

Landim entrou na petroleira em 1980, passando por diversos cargos e ocupando funções de gerência. Ao longo de sua carreira, se especializou engenharia de petróleo e administração de negócios. Entre 2000 e 2003 foi presidente da Gaspetro, responsável pelas participações societárias da Petrobras nas companhias de transporte e distribuição de gás natural.

Troca de comando

A indicação de Landim havia sido feita junto da decisão do governo de trocar todo o comando da Petrobras, em março. O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a empresa por seguidos reajustes nos preços dos combustíveis. O presidente chegou a dizer que "se resolvesse", daria "murro na mesa" para obrigar a estatal a reduzir os preços.

A indicação de Landim havia sido feita junto da decisão do governo de trocar todo o comando da Petrobras, em março. O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a empresa por seguidos reajustes nos preços dos combustíveis. O presidente chegou a dizer que "se resolvesse", daria "murro na mesa" para obrigar a estatal a reduzir os preços.

Íntegra da nota do Ministro de Minas e Energia

"Seu conhecimento e suas qualidades profissionais, aliado a sua larga experiência no setor de petróleo e gás nos levaram a convidá-lo, no início deste ano, para contribuir com a Petrobras e consequentemente como país. Entretanto, em face das suas argumentações, entendemos, perfeitamente, as razões que o motivaram a declinar da indicação para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras.

Desejamos ao Senhor continuado sucesso à frente do Clube de Regatas do Flamengo e esperamos continuar contando com a sua colaboração nos temas de energia, dentro das suas possibilidades."

 

Fonte: g1

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia       

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade