Solidariedade

Rifa de camisa do jogador David Luiz busca ajudar garoto com paralisia cerebral; veja como participar

A arrecadação busca reconstruir a casa onde Rayan mora. Ele usa traqueostomia e precisa de um espaço adaptado.

16/03/2022 às 09h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A família do adolescente Rayan Kevin, de 13 anos, está com uma campanha de arrecadação para a reconstrução de uma casa adaptada para ele. Diagnosticado com paralisia cerebral, desde que retornou do Hospital Estadual da Criança (HEC), onde passou 1 ano e cinco meses, ele vive de aluguel com a família, porque a casa própria não tem condições de receber os equipamentos de traqueostomia.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com a mãe de Rayan Kevin, a dona de casa Márcia Santana Rodrigues, o garoto depende da ventilação mecânica e realiza tratamentos com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e uma médica que o visita.

“Ele teve insuficiência respiratória e eu levei para o Hospital da Criança, quando ele chegou lá ficou entubado durante 15 dias. E os médicos falaram para mim que era preciso fazer a traqueostomia. Ele ficou dependente desse aparelho até hoje e se tirar o aparelho ele para de respirar e vem a falecer.”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a mãe de Rayan, ela não pode trabalhar, pois precisa cuidar do adolescente. Com isso o benefício que ele recebe é usado para todas as despesas da casa e mais a medicação e materiais que o garoto precisa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu não posso trabalhar, porque cuido de Rayan o tempo todo, ele dependente de mim. E como Rayan depende de mim, a minha dificuldade é que eu só tenho o benefício dele, que é para casa, para medicação, materiais, pois eu não recebo material e eu tenho que comprar. Eu gasto mais de 300 reais por mês com fraldas, falta medicação e tenho que comprar. Tem dois meses que eu consegui medicação pela prefeitura, mas não é completo e o que falta eu tenho que ir comprando. E eu tenho uma casa própria, porém não tem condição nenhuma de moradia. E foi aí que eu pedi a Lúcia pelo Instagram uma ajuda e ela atendeu o meu pedido”, relatou Márcia Rodrigues.

Segundo Lúcia Mendes, fundadora do Projeto Corrente do Bem, o projeto está realizando uma rifa para arrecadar recursos e concluir a reforma da casa de Rayan. Ela informou que já conseguiram adquirir o material de construção, porém é preciso dinheiro para pagar a mão de obra.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Está completando cinco meses este mês que Márcia procurou a gente com um pedido de ajuda, que a gente olhasse para a causa dela. São poucos voluntários diretos no projeto, mas temos uma junção de elos de várias pessoas anônimas, que ajudam sempre que a gente faz algum pedido, alguma solicitação, que tudo é feito através do Instagram, e elas estão sempre atendendo os nossos pedidos. Hoje um dos nossos grandes parceiros é o jogador David Luiz, que tem uma associação em Minas Gerais e foi ele que deu o pontapé inicial para essa obra, e a maioria dos materiais foram doados por ele, e temos outra doadora de Londres, que colabora com cestas básicas. Eu pedi ao David Luiz que enviasse para a gente uma camisa autografada para que pudéssemos rifar a fim de ajudar com a mão de obra”, contou Lúcia Mendes.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ela informou que o sorteio será pela loteria federal no dia 7 de maio, e o dinheiro arrecadado nessa rifa servirá para custear a mão de obra. Ainda conforme Lúcia, algumas pessoas realizam a doação, mas não desejam participar da rifa, e que existe a opção de doar através de transferência bancária e depósito, além do PIX. Todos os dados referentes a contas bancárias e PIX estão disponíveis na página do Instagram @corrente_do_bemfsa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade 

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade