Política

Rifa da fazendinha vende mais de 20 mil bilhetes após vídeo com vereadores rindo em SC viralizar

Dinheiro arrecadado será usado para fazer dia de lazer na rua para as crianças de Nova Veneza.

02/09/2021 às 16h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A rifa da fazendinha, feita para arrecadar recursos para a Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, no Sul catarinense, já vendeu 20 mil bilhetes até 13h30 desta quinta-feira (2), informou a diretora da unidade, Jussara Laíde Savio. O número é maior do que o total de habitantes da cidade.

Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 mil pessoas moram em Nova Veneza.

O sorteio virou notícia depois que uma vereadora que também é professora da escola leu, na noite de terça (31), a premiação do sorteio, que inclui porcos, torresmos e galinha-choca. Os outros parlamentares caíram na risada e o vídeo repercutiu na internet. 

O objetivo da rifa é arrecadar recursos para uma atividade para os alunos no Dia das Crianças, além de melhorias na escola.

A rifa foi feita com prêmios doados pelos pais dos alunos e já foi comprada por pessoas de outros estados e países. A cidade tem a economia baseada na agricultura.

A diretora da escola contou que vendeu números para compradores no Reino Unido, Portugal, Austrália, Itália e Alemanha, além de outros estados no Brasil. O telefone da unidade escolar não parou de tocar e funcionárias, além de alunos, fizeram as vendas. O sorteio dos prêmios será em 20 de setembro.

Foto: Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto/Arquivo

Comunidade unida

A presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola, Patrícia Souza Costa, contou que a comunidade escolar já fez outras rifas para arrecadar quantias e poder proporcionar dias divertidos às crianças, além de melhorias na estrutura da unidade.

Segundo a APP, o tema "fazendinha" acabou motivando ainda mais os pais e alunos na participação na rifa. "Quando trocou a gestão da escola, a gente teve a ideia de montar uma rifinha diferente. Veio a ideia da fazendinha. Todos os pais ajudaram, cada um doou uma galinha, um deu um queijo. Foi nascendo a fazendinha", contou a presidente.

"Os pais se envolvem muito. Todos os prêmios são doados pelos próprios pais, quem pôde, contribuiu. A nossa escola tem uma parceria muito grande com a família. Não age sozinha, tudo que a gente bota em ata [na APP], conversa com os pais", disse Patrícia. 

Muitos dos que doaram os animais e alimentos que servirão como prêmio para a rifa também já estudaram na escola.

"Foi uma surpresa pra gente [a repercussão]. A gente está muito feliz, sabe o como vai ser bem-vinda [a arrecadação]. Todos os pais abraçam a causa, pais que já estudaram no bairro e que hoje veem os filhos na escola. É o meu caso. Já estudei ali, tenho minha fila que estuda ali. Fiquei bem emocionada vendo a repercussão. Os pais se envolvem muito", disse.
A quantia arrecadada será usada para proporcionar um Dia das Crianças especial para os alunos. A presidente da APP contou como ocorreu em 2019, antes da pandemia da Covid. "A gente fecha a rua em frente à escola, monta cama elástica, castelo inflável, vira uma rua do lazer", disse.

"Tem várias crianças que os pais não têm condições de pagar um dia em um brinquedo. Tudo é caro. Então a gente dá esse momentos para eles [alunos], um dia inteiro", continuou.

Entre as melhorias já feitas na escola com quantia de rifas está a compra de mais equipamentos. Com a repercussão gerada pelo vídeo e uma arrecadação maior, a presidente da APP afirmou que a ideia é pensar em mais melhorias para a unidade escolar.

Com a pandemia da Covid-19, a associação estuda como fará a rua do lazer este ano. "A gente vai se reunir para pensar de que forma vai poder fazer, se vamos estipular horários. A gente ainda não sentou para conversar em relação a essa parte da pandemia, mas já estamos vendo algumas formas para não deixar todas as crianças juntas", explicou.

Rifa

O preço de cada número é de R$ 2 e as vendas estão previstas para terminar em 19 de setembro, conforme a diretora. O sorteio será feito por uma transmissão pelas redes sociais no perfil da escola no dia 20 de setembro. São 41 itens que compõem 15 premiações (veja a lista abaixo).

Até esta quarta-feira (1º), a escola distribuiu 6 mil números da rifa aos funcionários e estudantes da escola. Com 403 alunos, de 6 a 15 anos, a rifa é distribuída aos estudantes que participam de uma competição entre as salas.

Foto: Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto/Arquivo

De acordo com a diretora, a turma que vender mais números será premiada com uma noite em uma pizzaria. Com o sucesso da ação, a direção planeja "contemplar mais alunos".

Em relação aos prêmios, como a rifa ultrapassou o limite do município, a escola está em consulta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para verificar as regras sanitárias de entrega de animais para locais próximos.

Caso o vencedor more em um lugar distante de Nova Veneza, possivelmente será pago um valor para que o ganhador possa adquirir o prêmio de um produtor local, explicou a diretora da escola.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade