Feira de Santana

Retorno das aulas na rede estadual ocorre de forma tranquila seguindo protocolos contra a Covid-19

A Diretora do NTE-19, Celinalva Paim, também considerou o retorno das aulas presenciais na rede estadual tranquilo, com mais de 85% das unidades escolares funcionando logo nesta primeira semana.

07/02/2022 às 14h42, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

As aulas da rede estadual de ensino iniciaram nesta segunda-feira (7) para o ano letivo de 2022. Em Feira de Santana este retorno está ocorrendo de forma tranquila e seguindo todos os protocolos de segurança sanitários contra a covid-19, como determina a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).

Estudante do 3º ano do ensino médio, a estudante Rebeca Machado de Jesus, 16 anos, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade que com o retorno das aulas 100% presenciais este ano, assim como no final do ano passado, ela está mais motivada e com boas expectativas de aprendizagem.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Eu espero que seja um ano melhor, porque a gente já tomou a vacina e tenha um bom desenvolvimento. Melhorou bastante o retorno 100% presencial, porque é mais fácil da pessoa se concentrar. Tem os protocolos de segurança por causa da pandemia e agora nosso intervalo é na sala”, afirmou.

De acordo com Alfreda Xavier, diretora do Instituto de Educação Gastão Guimarães onde Rebeca estuda, o Gastão se preparou para receber todos os alunos e professores.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Os pais do Gastão já estão acostumados com os protocolos que nós exigimos aqui, tanto que no ano de 2021, durante todo o período de aula presencial, nós não tivemos nenhum caso de Covid no Gastão Guimarães. Então nós seguimos os protocolos da Secretaria de Saúde do Estado e tivemos essa vitória. Acredito que os pais que pensam no bem e na saúde dos seus filhos seguem tudo o que nós pedimos”, disse.

Ela ressaltou que buscou conversar com os pais de alunos novos sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.

“Deixamos bem claro para os pais de alunos novos que era importante a vacina, que estávamos cuidando de vidas e para que uma escola desse porte, que é muito grande, temos 31 salas de manhã e 31 à tarde, então a vacinação e o distanciamento são muito importantes para salvar vidas. Neste primeiro dia, 99% apresentaram a carteira de vacinação. E aqueles que não apresentaram são alunos que têm problemas de saúde e estão na escola com atestados, e aguardando o sinal do médico para saber se serão vacinados ou não”, explicou.

Conforme Alfreda Xavier, um comitê gestor na escola, formado por professores, funcionários, direção, coordenação, fazem esse trabalho de conscientização sobre a vacina em sala de aula.

“Sabemos que a Covid continua e cada um tem que cuidar de si. Nossa capacidade é para 2.400 alunos, mas nós ainda temos vagas, pois temos cerca de 2.100 alunos matriculados nesse momento, porque o município ainda se encontra com aulas e recebemos uma grande quantidade do município”, informou.

No Colégio Odorico Tavares, situado na Rua Japão, no bairro Caseb, a diretora Sheila Torres afirmou que a expectativa para esse ano letivo também está muito boa.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“A expectativa está sendo atendida, porque estamos seguindo orientações da Secretaria, estamos fazendo dentro dessa primeira semana uma avaliação contínua, diagnóstica, dividindo as turmas em ensino fundamental e médio. Já que é a primeira vez que temos o 1º ano, que o novo ensino médio. Então nesse primeiro momento ainda estamos trabalhando com o ensino fundamental, do 6 º ao 9º ano, ainda temos matrículas do município, e hoje vamos trabalhar com avaliação diagnóstica do ensino fundamental, amanhã vamos trabalhar com a avaliação do ensino médio”, esclareceu.

Ela destacou que conforme as regras da Secretaria de Educação, todos os pais que adentram a escola têm que estar com o cartão de vacina, já os alunos abaixo de 18 anos não precisam estar com a vacinação completa. E os acima dessa idade têm que estar com o esquema completo.

“Temos cerca de 1.300 alunos matriculados e temos capacidade para mais. A grande maioria dos alunos apresentou a carteira. Dos que vieram hoje à escola, somente uma menina não se vacinou”, disse.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

A Diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), Celinalva Paim, também considerou o retorno das aulas presenciais na rede estadual tranquilo, com mais de 85% das unidades escolares funcionando logo nesta primeira semana.

“Temos algumas escolas que apresentaram problemas e tivemos que iniciar uma reforma neste momento, mas essas unidades já estão sendo cuidadas e no mais tardar, no dia 14 de fevereiro estarão retornando normalmente. Nós continuamos com os mesmos protocolos que adotamos no final do ano letivo de 2021. Começamos com o ensino presencial ainda no ano passado, e esses protocolos já tinham sido inseridos no retorno presencial dos alunos, como uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos, a proteção de distanciamento, ou seja, as escolas que estão funcionando estão preparadas para receber seus alunos, inclusive com a distribuição da merenda. Tudo passa a ser diferente com esse novo formato para a gente não ter problemas futuros com a contaminação pela covid”, informou a diretora do NTE.

Na avaliação dela, os pais estavam ansiosos pelo retorno dos filhos à escola. “Eu percebo que os pais querem sim esse retorno. Tivemos um problema em uma escola grande como o Assis Chateubriand, que está com um problema na rede elétrica, já estamos sanando esse problema, e foi uma das escolas que os pais reclamaram porque não iniciou as aulas hoje, e temos uma em Maria Quitéria, que passou o ano de 2020 todo no ensino remoto, e que hoje ainda não pôde retornar ao presencial. Por essas reclamações, a gente percebe que os pais querem sim o retorno dos seus filhos à escola. Temos uma boa quantidade de matriculas e estamos com o total de 47.299 alunos matriculados, desses mais de 12 mil são novos, sem contar com os do município que ainda não foram liberados, porque ainda estão terminando o ano letivo. Daqui para sexta-feira, estaremos com a capacidade total”, disse.

Acerca da exigência da caderneta de vacinação contra a Covid-19, Celinalva Paim ressaltou que a cobrança foi feita no momento da matrícula, então não há a necessidade urgente de se cobrar a carteira na portaria das unidades.

“Ele já apresentou no ato da matrícula. Aqueles alunos que por algum motivo não estão com o cartão de vacina é por algum problema que os pais apresentaram, que o filho não pode ainda tomar a vacina por ordem médica, com apresentação de atestado. Até o momento estamos com mais de 47 mil alunos matriculados, mas esperamos uma faixa de 55 mil alunos, porque ainda temos que receber os alunos do ensino fundamental do município”, concluiu.

 

Com informações dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade